Notícias
Reitor do Ifal otimiza modelo de gestão com foco no planejamento
Quarto mês do ano, país em crise, orçamento engessado. Essas dificuldades do cotidiano de qualquer cidadão brasileiro também afetam, em cheio as instituições públicas e o Instituto Federal de Alagoas com seus 16 campi também sente os efeitos da turbulência econômica em sua capacidade financeira e administrativa. Com a finalidade de avaliar as ações planejadas para as atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão, conforme esses fatores críticos, o reitor do Ifal, Sérgio Teixeira, inseriu, na agenda da Reitoria, reuniões trimestrais com os campi que compõe a instituição federal de ensino com foco no planejamento estratégico institucional para 2017.
No mês de março, uma série de encontros, entre o reitor, pró-reitores, diretores-gerais e demais dirigentes dos campi ocorreram para avaliar o momento institucional e discutir as formas de inclusão das ações deliberadas no planejamento estratégico deste ano.
O cronograma de reuniões teve início no dia 3 de março com os campi Satuba e Palmeira dos Índios e prosseguiu nesta ordem: campi Piranhas e Maragogi (dia 6), Penedo e Coruripe (13), Marechal Deodoro e São Miguel dos Campos (14), Arapiraca e Batalha (15), Murici e Rio Largo (16), Santana do Ipanema e Benedito Bentes (17), Viçosa (20), e Maceió (21).
Na ocasião, foram apresentadas as ações desenvolvidas pela Reitoria nas unidades do Ifal, como por exemplo, dados sobre acompanhamento e controle de estratégica exposta pelo procurador educacional da instituição, Carlos Fabiano.
Coube ao pró-reitor de Administração, Wellington Spencer, expor sobre a projeção orçamentária dos campi a partir de uma retrospectiva financeira no ano passado. As pastas de Ensino, Pesquisa, Extensão e Expansão, por meio dos respectivos pró-reitores, Luiz Henrique Gouvêa Lemos, Carlos Henrique Almeida, Altemir João Secco e Carlos Guedes, também abriram discussão sobre a interatividade de ações planejadas juntas aos campi.
Para o reitor Sérgio Teixeira, “o momento é propício para aperfeiçoar essas ações e dirimir dúvidas sobre a uniformidade de planejamento quanto ao processo orçamentário-financeiro e administrativo”. A gestão completa mais um ano neste mês de abril, totalizando sete anos de exercícios plenos de avanços, apesar das dificuldades dos últimos dois anos, como avalia o titular do Ifal.
O diretor de Planejamento Institucional, Jonas Melo e o diretor de Gestão de Pessoas, Wagner Fonseca, também expuseram sobre as atividades desenvolvidas por esses setores. Jonas Melo destacou a capacidade de integração e facilidade de os gestores desenvolverem planejamento em suas unidades. Essa integração aconteceu com a implantação do Sistema de Gestão de Planejamento Estratégico (Geplanes). Software público, desenvolvido pela empresa LinkCom para ser utilizado como ferramenta de gestão estratégica em organizações públicas e privadas, está em constante parametrização para atender as demandas sistêmicas das pró-reitorias do Ifal, desde a fase do planejamento até a execução estratégica, possibilitando o monitoramento do desempenho organizacional através de relatórios gerenciais.
Com o Geplanes foi possível o Ifal se consolidar como uma instituição de referência nacional em educação profissional, científica e tecnológica, pautada na cultura e na inovação, em consonância com a sociedade, conforme recomenda a Visão do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) moldada no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).
Como acessar o Geplanes
O cidadão também tem acesso aos projetos e ações do Ifal por meio do endereço eletrônico www.desenvolvimento.ifal.edu.br/geplanes. Com essa possibilidade, qualquer pessoa que acessar o link terá conhecimento sobre todo o planejamento da instituição federal de ensino para este ano e sobre as atividades desenvolvidas no ano passado. Basta acessar o endereço citado, digitar o login e a senha, ambos com a palavra “visitante”. Essa instrução estará disponível na página do sistema. Em seguida, com um clique na aba Verificar pode-se gerar relatórios sobre apresentação de resultados alcançados pelo Ifal; listagem de indicadores por objetivo estratégico; alcance de metas institucionais, mapa estratégico da instituição; desempenho institucional e plano de ação das iniciativas das pró-reitorias e campi.