Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitor do Ifal otimiza modelo de gestão com foco no planejamento

Reitor do Ifal otimiza modelo de gestão com foco no planejamento

publicado: 04/04/2017 14h45, última modificação: 07/04/2017 17h25

Quarto mês do ano, país em crise, orçamento engessado. Essas dificuldades do cotidiano de qualquer cidadão brasileiro também afetam, em cheio as instituições públicas e o Instituto Federal de Alagoas com seus 16 campi também  sente os efeitos da turbulência econômica em sua capacidade financeira e administrativa. Com a finalidade de avaliar as ações planejadas para as atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão, conforme esses fatores críticos, o reitor do Ifal, Sérgio Teixeira, inseriu, na agenda da Reitoria, reuniões trimestrais com os campi que compõe a instituição federal de ensino com foco no planejamento estratégico institucional para 2017.

No mês de março, uma série de encontros, entre o  reitor, pró-reitores, diretores-gerais e demais dirigentes dos campi ocorreram para avaliar o momento institucional e discutir as formas de inclusão das ações deliberadas no planejamento estratégico deste ano.

O cronograma de reuniões teve início no dia 3 de março com os campi Satuba e Palmeira dos Índios e prosseguiu nesta ordem:  campi Piranhas e Maragogi (dia 6), Penedo  e Coruripe (13), Marechal Deodoro e São Miguel dos Campos (14), Arapiraca e Batalha (15),  Murici e Rio Largo (16), Santana do Ipanema e Benedito Bentes (17), Viçosa (20), e Maceió (21).

Na ocasião, foram apresentadas as ações desenvolvidas pela Reitoria nas unidades do Ifal, como por exemplo, dados sobre acompanhamento e controle de estratégica exposta pelo procurador educacional da instituição, Carlos Fabiano.

Coube ao pró-reitor de Administração, Wellington Spencer, expor sobre a projeção orçamentária dos campi a partir  de uma retrospectiva financeira no ano passado. As pastas de Ensino, Pesquisa, Extensão e Expansão, por meio dos respectivos pró-reitores, Luiz Henrique Gouvêa Lemos, Carlos Henrique Almeida, Altemir João Secco e Carlos Guedes, também abriram discussão sobre a interatividade de ações planejadas juntas aos campi.

Para o reitor Sérgio Teixeira, “o momento é propício para aperfeiçoar essas ações e dirimir dúvidas sobre a uniformidade de planejamento quanto ao processo orçamentário-financeiro e administrativo”. A gestão completa mais um ano neste mês de abril, totalizando sete anos de exercícios plenos de avanços, apesar das dificuldades dos últimos dois anos, como avalia o titular do Ifal.

O diretor de Planejamento Institucional, Jonas Melo e o diretor de Gestão de Pessoas, Wagner Fonseca, também expuseram sobre as atividades desenvolvidas por esses setores. Jonas Melo destacou a capacidade de integração e facilidade de os gestores  desenvolverem planejamento em suas unidades. Essa integração aconteceu com a implantação do Sistema de Gestão de Planejamento Estratégico (Geplanes). Software público, desenvolvido  pela empresa LinkCom para ser utilizado como ferramenta de gestão estratégica em organizações públicas e privadas, está em constante parametrização para atender as demandas sistêmicas das pró-reitorias do Ifal, desde a fase do planejamento até a execução estratégica, possibilitando o monitoramento do desempenho organizacional através de relatórios gerenciais.

Com o Geplanes foi possível o Ifal se consolidar  como uma instituição de referência nacional em educação profissional, científica e tecnológica, pautada na cultura e na inovação, em consonância com a sociedade, conforme recomenda a Visão do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) moldada no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).

Como acessar o Geplanes

O cidadão também tem acesso aos projetos e ações do Ifal por meio do endereço eletrônico www.desenvolvimento.ifal.edu.br/geplanes.  Com essa possibilidade, qualquer pessoa que acessar o link terá conhecimento sobre todo o planejamento da instituição federal de ensino para este ano e sobre as atividades desenvolvidas no ano passado. Basta acessar o endereço citado, digitar o login e a senha, ambos com a palavra “visitante”. Essa instrução estará disponível na página do sistema. Em seguida, com um clique na aba Verificar pode-se gerar relatórios sobre apresentação de resultados alcançados pelo Ifal; listagem de indicadores por objetivo estratégico; alcance de metas institucionais, mapa estratégico da instituição; desempenho institucional e plano de ação das iniciativas das pró-reitorias e campi.

registrado em: ,