Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitor do Ifal integra audiência pública na Comissão de Educação em Brasília
conteúdo

Notícias

Reitor do Ifal integra audiência pública na Comissão de Educação em Brasília

O objetivo foi debater o monitoramento do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)
por Anny Rochelly publicado: 09/07/2024 18h49, última modificação: 09/07/2024 18h49
Exibir carrossel de imagens Moacir Evangelista/Conif

O reitor do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e vice-presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Carlos Guedes, integrou a mesa que compôs audiência pública realizada na manhã desta terça-feira (09) em Brasília, na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados. O objetivo foi debater o monitoramento do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e a iniciativa é de autoria do Deputado Daniel Barbosa (PP/AL).

Carlos Guedes participa da Comissão de EducaçãoEm sua apresentação, o reitor ressaltou a importância da discussão sobre alimentação escolar para quem mais precisa, que são os estudantes que acordam cedo para estudar e chegam nos campi dos institutos federais espalhados pelo Brasil com esperança de entrarem pelos portões da escola e mudarem suas vidas. “A alimentação escolar é um direito humano e social, estudante com fome não aprende”, disse Guedes.

Ele trouxe ainda dados como as formas de gestão da alimentação escolar na administração pública, o custo estimado das refeições na rede federal, a realidade de estudantes que ainda não têm o direito à alimentação garantido e detalhes do orçamento do Programa Nacional de Assistência Estudantil, onde está incluída a verba para alimentação escolar.

Comissão debateu monitoramento do PNAEO gestor ressaltou a importância da liberação de novos códigos de vaga de nutricionistas para a rede federal, destacando o déficit atual de profissionais da área na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Em conjunto com Rogério Robs, coordenador do Centro Colaborador de Colaboração e Nutrição (Cecane), seu discurso trouxe propostas de melhoria do cenário de alimentação escolar no Brasil, tais como a proposta de alteração de legislação do PNAE, a responsabilidade técnica dos nutricionistas, as formas de gestão, controle social, sistemas oficiais de gestão do programa, prestação de contas, além da necessidade de investimentos em infraestrutura e custeio da alimentação escolar nas unidades educacionais.

Comissão debateu monitoramento do PNAEParticiparam também da audiência pública a Coordenadora-Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, Kelly Poliany de Sousa, a Coordenadora Geral do Programa Nacional de Alimentação Escolar (CGPAE), Karine Silva, a Coordenadora do FIAN - Organização pelo Direito Humano à Alimentação e à Nutrição Adequadas, Mariana Santarelli, e a Assessora Técnica/Nutricionista do Conselho Federal de Nutrição, Ana Flávia de Rezende.

Assista ao debate completo AQUI.