Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitor do Ifal empossa novos diretores-gerais da instituição

Reitor do Ifal empossa novos diretores-gerais da instituição

Carlos Guedes destacou o empenho de toda a gestão em prol dos estudantes dos 16 campi
por Elaine Rodrigues publicado: 24/07/2023 10h07, última modificação: 24/07/2023 10h07
Exibir carrossel de imagens Reitor Carlos Guedes firmou compromisso de dedicação com os novos dirigentes

Reitor Carlos Guedes firmou compromisso de dedicação com os novos dirigentes

O auditório Oscar Sátyro, do Campus Maceió, ficou lotado na sexta-feira, 21, para a cerimônia de posse dos 15 diretores-gerais do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), eleitos pela comunidade acadêmica no mês de abril deste ano. Em clima de comemoração, os dirigentes se encontraram para a formalização do novo ciclo de gestão do Ifal, que segue até 2027.

Apresentação abriu as atividades da solenidadeA solenidade foi iniciada com o Coro Jovem do Ifal, um projeto de Extensão do programa ArtIfal do Campus Maceió. O Coro Jovem é formado por estudantes com idades entre 15 e 25 anos, sob a regência do maestro André Sousa, que deixou um recado aos dirigentes: “Arte e cultura não é ornamento, não é luxo. É necessidade (...) necessidade vital da instituição. A instituição pulsa com cultura, com a arte”.

Após a apresentação, foi feita a composição da mesa com a frente de honra, formado pelo reitor do Ifal, professor Carlos Guedes, e pelos diretores-gerais do Ifal. E a tribuna de honra foi formada pelos pró-reitores Cledilma Costa (Ensino), Eunice Palmeira (Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação), Gilberto Neto (Extensão), Heverton Andrade (Administração), Carolina Duarte (Desenvolvimento Institucional), e pela diretora de Gestão de Pessoas, Adriana Nogueira.

Servidor e maestro executou o hino nacionalO maestro e professor Almir Medeiros executou o hino nacional. E o termo de posse foi lido pela diretora de Gestão de Pessoas e assinado pelos diretores eleitos. Depois das assinaturas, os dirigentes fizeram pequenos pronunciamentos e, de forma geral, agradeceram a presença de familiares, o apoio da comunidade acadêmica e enfatizaram a alegria em iniciar um mandato em prol da administração dos campi da instituição.

Atualmente, o Ifal conta com 16 unidades distribuídas por Maceió e por outros 15 municípios alagoanos. Não houve eleição no Campus Avançado do Benedito Bentes, onde o diretor-geral Alexandre Bomfim Barros continua a exercer as atribuições do cargo.

Reitor anunciou novidades sobre dois projetos institucionaisEm seu discurso, o reitor Carlos Guedes fez um anúncio envolvendo dois projetos do Ifal. “A partir de agora, o Coro Jovem e a Camerata Jovem serão projetos institucionais. Não precisarão mais participar de edital, serão projetos estratégicos da nossa instituição”. O reitor também ressaltou a gratidão e o reconhecimento aos diretores-gerais que deixaram os cargos e firmou o compromisso de trabalho com os novos dirigentes, destacando a dedicação da gestão aos estudantes.

“O Ifal destina 70% das vagas a estudantes oriundos de escolas públicas, esse é um grande orgulho e a marca da nossa gestão nesses últimos quatro anos. (...) O Ifal precisa ser uma instituição para transformar pessoas e, principalmente, para emancipá-las”, destacou. Ao fim do seu pronunciamento, Carlos Guedes chamou ao palco a estudante Jousiclécia Almeida dos Santos, discente com deficiência visual que estuda no Campus Arapiraca e recebeu a medalha de prata este ano nas Olimpíadas de Matemática dos Institutos Federais.

Estudante encerrou os discursos a pedido do reitor Carlos GuedesJousiclécia Almeida agradeceu o empenho da instituição com os estudantes. “A inclusão hoje, infelizmente, não está presente em todas as áreas. Mas eu entrei no Ifal e a minha vida mudou totalmente a partir do meu primeiro passo na instituição. E eu tenho certeza de que, assim como o Ifal mudou a minha vida, irá mudar a vida de muitas pessoas que entrarão na instituição”. Jousiclécia Almeida terá o apoio da instituição para participar do Campus Party, considerado o maior festival de tecnologia, empreendedorismo e ciência do mundo, que será realizado em São Paulo. “Vou realizar um sonho”, finalizou Jousiclécia, bastante aplaudida pelo auditório.

Veja mais registros da cerimônia de posse