Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitor Carlos Guedes é empossado como vice-presidente de Relações Parlamentares do Conif

por Anny Rochelly publicado: 06/03/2024 10h54, última modificação: 06/03/2024 10h54

A noite da última terça-feira (05) marcou a solenidade de posse da diretoria executiva eleita para o mandato de 2024 do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). Entre os novos membros, estava o reitor do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Carlos Guedes, representando a região Nordeste do país no cargo de vice-presidente de Relações Parlamentares do conselho. O evento foi transmitido ao vivo pelo canal do Conif no YouTube, e contou com a presença de parlamentares de vários estados brasileiros.

Além do reitor do Ifal, tomou posse como presidente o reitor do Instituto Federal Goiano, Elias Monteiro, e também os reitores dos institutos federais do Amazonas (Jaime Cavalcante – vice-presidente  de Assuntos Administrativos), do Rio de Janeiro (Rafael Almada, vice-presidente de Relações Institucionais) e do Rio Grande do Sul (Júlio Heck – vice-presidente de Assuntos Acadêmicos).

Em seu discurso, Alexandre Vidor, secretário-substituto da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), fez um resgate histórico da rede federal de educação profissional e tecnológica até os dias de hoje. “A rede tinha 140 unidades lá em 2003, hoje temos 682 unidades e mais de um milhão de estudantes, essa é a nossa trajetória muito exitosa, com uma rede que tem a cara do Brasil e um papel importante na educação do nosso país”, falou o gestor. Ele também revelou a criação de mais 100 novos campi pelos institutos federais, prevista para ser anunciada pelo presidente Lula no dia 12 de março. “Estamos juntos no fortalecimento dessa rede que tem mudado a vida das pessoas e desejo que essa diretoria hoje que toma posse aqui, muito forte, viva um novo tempo”, finalizou Vidor.

Já o reitor Carlos Guedes reiterou, em sua fala, que a rede federal possui uma marca consolidada e destacou o papel dos servidores para a promoção da educação em prol das pessoas que mais precisam. Ele falou sobre a pobreza no Brasil, trazendo dados do IBGE, e ressaltou a necessidade de um forte investimento em educação e na reestruturação da carreira dos técnicos administrativos. “Que nessa missão compartilhada, a estrela que vai brilhar seja a da rede federal”, encerrou o gestor.

Elias Monteiro, novo presidente do Conif, que foi empossado após o encerramento da gestão de Leopoldina Veras, reitora do Instituto Federal do Sertão Pernambucano, encerrou a solenidade com um discurso que contou com o pronunciamento do estudante Marcelo Acácio, representando a União Nacional dos Estudantes e o movimento estudantil. Monteiro destacou que “o momento que nós vivemos precisa de uma postura ímpar, a gente enquanto rede precisa se reinventar. Eu creio na educação e que juntos poderemos alçar voos ainda maiores”, disse o presidente.