Notícias
Reforma do ensino médio é o tema que domina 1º dia do Seminário de Educação Profissional do Ifal
A reforma do ensino médio foi o assunto que dominou o primeiro dia do 2º Seminário de Educação Profissional promovido pela Pró-reitoria de Ensino do Instituto Federa de Alagoas (Ifal) e que se realiza desde a manhã desta quinta-feira (12) no Ritz Lagoa da Anta, no bairro Cruz das Almas em Maceió. Mais de 700 pessoas, entre professores, técnicos administrativos e convidados participam do evento que teve como tema da palestra de abertura “Fundamentos e Princípios do Currículo Integrado“, ministrada pelo professor Ronaldo Marcos de Lima Araújo, da Universidade Federal do Pará
O reitor no exercício do cargo, Carlos Guedes de Lacerda presidiu a mesa de abertura que foi composta também pelo pró-reitor de Ensino, Luiz Henrique de Gouvêa Lemos e pela chefe do Departamento de Articulação Pedagógica, Margareth Nunes.
- Com a realização desse evento, estamos reafirmando o nosso compromisso com a educação, inclusive, diante do processo de desconstrução que, somente terá sucesso se não nos valorizarmos enquanto educadores”, declarou Margareth Nunes.
O pró-reitor Luiz Henrique Gouvêa enfatizou que o seminário faz parte do processo de planejamento da Proen e que tem como foco a discussão sobre a reestruturação do ensino médio integrado e sobre as mudanças na LDB (Leis de Diretrizes e Bases da Educação). “Sabemos que as dificuldades são enormes, contudo devemos estar unidos em torno do ensino médio”, ressaltou.
O reitor em exercício Carlos Guedes, em rápido discurso, destacou a necessidade de se avaliar a construção de um nível de educação que seja um marco na instituição e que tenha como foco a aprendizagem e o bem-estar dos alunos”.
Em 50 minutos, o palestrante Ronaldo Lima fez uma exposição sobre os princípios e as políticas integradoras do ensino integrado no Brasil e enfatizou que “vivemos em uma conjuntura difícil e a reforma do ensino médio prevê maiores segmentações escolares, como, por exemplo, aumento da hierarquização. A tendência é que haja um ensino médio com conteúdo mais pobre que preparará o aluno para o setor produtivo e outro, com mais solidez e destinado aqueles que querem ingressar nos meios acadêmicos por parte dos que detém o capital”.
O tema gerou um debate entre o palestrante e os participantes que durou em torno de 30 minutos, alimentado pela decisão do governo federal de reformular o ensino médio, inclusive, na educação profissional sem discussão com a sociedade.
No final do período da manhã, houve a apresentação de um dos grupos do projeto Artifal, a Camerata do Campus Penedo.
No período da tarde, a palestra inicial foi da professora Maria Rita Neto Sales Oliveira, do Cefet-MG sobre o tema foi “Formação de Professores para a Educação Profissional e a Reforma do Ensino Médio”. Logo em seguida, a professora Nadja Maria de Lima Costa, do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, discorreu sobre “A Integração Curricular na Educação Profissional”.
O evento prossegue nesta sexta-feira (13) com a seguinte programação:
MANHÃ
8h30 às 11h: Relatos de Experiência sobre a Reestruturação de Cursos Técnicos Integrados em Institutos Federais
Prof. Me. Ricardo Magalhães Dias Cardoso - IFNMG
Pedagoga Ma. Sílvia Regina Montagner – IF Farroupilha
11h às 12h: Debate
12h às 13h30: Intervalo para o almoço
TARDE
13h30 às 14h30: Palestra – Uma Experiência de Currículo Integrado no Instituto Federal de Alagoas – Profa. Dra. Ana Cristina Santos Limeira
14h30 às 15h: Debate
15h às 16h30: Apresentação da Comissão e do Plano de Trabalho para
Reestruturação dos Cursos Técnicos Integrados - Proen