Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reencontro e expectativas marcam a retomada das atividades presenciais na Reitoria
conteúdo

Notícias

Reencontro e expectativas marcam a retomada das atividades presenciais na Reitoria

Acolhimento dos servidores foi realizado nesta quarta (3) nos turnos da manhã e tarde

publicado: 03/11/2021 17h54, última modificação: 03/11/2021 17h54

Clima de alegria e expectativa quanto ao novo normal marcaram o acolhimento dos servidores da Reitoria nesta quarta-feira (3), data prevista para a retomada das atividades presenciais dos servidores no Instituto Federal de Alagoas (Ifal). Em trabalho remoto há quase 1 ano e 8 meses, servidores retornam, a partir de hoje, de forma gradual e escalonada, às atividades administrativas e acadêmicas presenciais na instituição.

A iniciativa do acolhimento na Reitoria foi organizada pela Diretoria de Gestão de Pessoas, em ação conjunta entre Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (Siass) e equipes de Vigilância e Segurança no Trabalho, e Qualidade de Vida no Trabalho. Os servidores receberam as boas-vindas da equipe, além de bombons e mensagens de apoio e incentivo .

O retorno à presencialidade no Ifal foi autorizado pela Portaria Nº 3343/2021, seguido da Portaria Nº 3337/2021, que publicou o Protocolo de Retomada Presencial Segura no Ifal, e da Resolução Nº 45/2021, que estabeleceu diretrizes institucionais para o retorno presencial gradual, escalonado e seguro das atividades de ensino.

Inicialmente, as atividades presenciais preveem a flexibilização dos horários de início e de término da jornada de trabalho, inclusive dos intervalos intrajornada, tendo sido estabelecida a carga horária diária mínima de 4h. Devem ser observados, ainda, os protocolos e medidas de segurança relativas ao distanciamento, como uso de máscara, álcool em gel e distância de segurança, recomendado pelas autoridades sanitárias locais.

Contudo, os servidores que se enquadrem em condições ou fatores de risco previstos na portaria, deverão permanecer em trabalho remoto, mediante o preenchimento da autodeclaração pelo Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (Sipac).

Para a reitora em exercício Cledilma Costa, este momento é motivo de alegria e reflexão sobre as experiências vividas ao longo da pandemia. “Após 1 ano e 8 meses de intenso trabalho remoto, vivenciando o luto pelos colegas e familiares perdidos nesta pandemia, nós que aqui estamos voltamos com vida e saúde para as nossas atividades presenciais. Uma verdadeira vitória contra a Covid! Agora é preciso continuar os cuidados, seguindo os protocolos, por nós e por todos”, afirmou Cledilma.