Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Rádio Web Ifal Batalha é ampliada para público externo

Rádio Web Ifal Batalha é ampliada para público externo

publicado: 14/08/2017 11h45, última modificação: 14/08/2017 11h45

Um projeto de extensão inovador e que estreia no Instituto Federal de Alagoas (Ifal) tendo como local de execução e coordenação o campus Batalha. A rádio Web do campus, antes circunscrita às dependências do Ifal Batalha, em agosto teve seu acesso ampliado para a comunidade externa. A rádio pode ser ouvida em computadores ou ainda com a utilização de tablets e celulares, por meio do aplicativo RadiosNet, que pode ser baixado no Google Play ou App Store.

Enquanto projeto de extensão do Ifal, a Rádio Web hoje é coordenada pelos professores Ladyjane Duarte (Artes) e Tarcísio Farias (Sociologia). A equipe é formada por dois alunos bolsistas e dois voluntários que atuam no suporte técnico. Por meio do recurso da internet, explica a professora Ladyjane, a pretensão é não somente alcançar o público externo ao Ifal, mas também ouvintes de outros países.

A rádio é gerida em uma sala específica com equipamentos básicos como microfones, transmissor, mesa de som, computador e internet. A aceitação dos alunos e servidores do campus é refletida na participação por meio de sugestões na programação e na grade diária, esta última ainda em andamento. Professores, nutricionista e técnicos já estão com novas ideias para a criação de novos programas relacionados às áreas que atuam. Os alunos têm criado formatos de programas variados e também auxiliado em toda a parte técnica, como também na edição e produção”, detalhou a docente. Atualmente, ela completa, há mais de 20 alunos voluntários engajados com a rádio.

Ladyjane relata que a maior parte dos acessos é de jovens e adolescentes, especialmente alunos e servidores do campus. São Paulo, Rio Grande do Norte e Pernambuco também são acessos registrados nos últimos dias, assim como vários municípios do interior de Alagoas. A seleção de músicas, nesta fase inicial de ampliação da rádio, é feita a partir do projeto ou temática trabalhada no programa. “Ano passado, por exemplo, houve uma seleção de canções em homenagem à Semana da Consciência Negra”, afirmou.

Para o futuro, a equipe espera poder investir na melhoria dos equipamentos disponíveis, mudanças na estrutura física do local de funcionamento e parcerias que ampliem o alcance da rádio. Hoje, entretanto, a rádio já ocupa seu lugar de destaque não somente no âmbito interno do Ifal, mas para além dessas fronteiras. O projeto foi aprovado em um dos maiores congressos de Sociologia, o XXXI Congreso Asociación Latinoamericana de Sociología, e será apresentado em dezembro, no Uruguai. Além disso, a rádio também fará a cobertura, ao vivo, do I Festival de Arte e Cultura do Ifal e do II Congresso Acadêmico do Ifal (Conac), que acontece em setembro, no campus Satuba.

A rádio Ifal Batalha também está presente nas mídias sociais Facebook e Instagram.

ACESSE A RÁDIO WEB IFAL BATALHA

registrado em: , ,