Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Quinze cursos do Ifal recebem estrelas em avaliação do Guia da Faculdade 2023

Quinze cursos do Ifal recebem estrelas em avaliação do Guia da Faculdade 2023

Graduações da instituição foram classificadas com quatro ou três estrelas em avaliação do Estadão
publicado: 24/10/2023 15h34, última modificação: 24/10/2023 23h04

Por Isabelle Guedes, estagiária de Jornalismo

Nove cursos de graduação do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) foram avaliados com quatro, estrelas, no Guia da Faculdade – Estadão 2023, plataforma que classifica milhares de cursos superiores e faculdades do país. São eles: Administração Pública (EaD); Letras – Português (campus Arapiraca, Maceió e EaD); Hotelaria (Maceió), Engenharia Civil (Maceió); Gestão de Turismo (Maceió); Design de Interiores (Maceió); Sistemas de Informação (Maceió) e Gestão de Turismo (Maceió) foram classificados como ‘muito bom’, avaliados em quatro estrelas.

Em comparação com a última avaliação, os cursos de Letras – Português, no campus Arapiraca e EaD, subiram uma estrela na avaliação.

Outros cursos do Ifal também foram avaliados: Ciências Biológicas (campus Maceió e EaD); Gestão Ambiental (Marechal Deodoro); Matemática (Maceió); Laticínios (Satuba) e Química (Maceió) ganharam três estrelas, cada um deles, o que significa o com conceito ‘bom’.Cursos com três estrelas.jpg

A chefe do Departamento de Graduação do Ifal, Talita Gonçalves destaca que mesmo sendo uma avaliação extraoficial, o Guia do Estudante é um importante instrumento de avaliação dos cursos de graduação no país.

“Pois trata-se de uma avaliação realizada por pares, ou seja, por quem vive a realidade do curso com todas as dificuldades e demandas. Os/as avaliadores que experienciam o trabalho de coordenador/a atribuem uma nota a um curso semelhante ao que coordena. Nesse ano, tivemos nove cursos avaliados como “muito bom” e seis cursos como “bom”, o que nos deixa motivados/as para seguir trabalhando para a melhoria da qualidade dos cursos de graduação do Ifal e, com isso, alcançar maior visibilidade no estado de Alagoas. Sabemos que a qualidade dos cursos contribui para o interesse de novos/as estudantes e a manutenção dos/as que já estão cursando, por isso, temos nos dedicado para que cada vez mais cursos obtenham excelentes resultados”, esclarece a professora.

Guia da Faculdade

O projeto surgiu em 2018 através de uma parceria entre o jornal Estadão e a Quero Educação, uma das principais startups da área educacional do país. Os profissionais produzem a montagem de todo o processo da avaliação de cursos, incluindo a definição da metodologia utilizada, coleta de informações das instituições de ensino, montagem do banco de avaliadores e tabulação dos dados.

Após o processo, os resultados finais da avaliação são divulgados com exclusividade pelo Estadão em suas diversas plataformas.

Para realizar as avaliações, o Guia conta com mais de 10,5 mil coordenadores e professores do ensino superior brasileiro, que atuam como avaliadores, de forma voluntária. Eles analisam aspectos como infraestrutura, qualidade do projeto pedagógico, e o corpo docente dos cursos.

Acesse o Guia da Faculdade.

*Sob a supervisão de Jhonathan Pino, jornalista