Notícias
PRPPI publica resultado preliminar de editais de Projetos de Pesquisa e Inovação
A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPPI) do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) publicou, nesta quinta-feira, 17, o resultado preliminar dos editais referentes à chamada para a submissão de projetos de pesquisa e inovação a serem desenvolvidos em 2025 e 2026. São ofertadas 208 bolsas para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti).
Os resultados são referentes aos editais nºs 05, 06, 07 e 08/2025, que ofertam 70 bolsas para o Pibic voltadas para estudantes de ensino médio, com fomento do Ifal e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); 45 bolsas do Pibiti para estudantes do ensino médio, com fomento do Ifal; 63 bolsas para o Pibic, para estudantes do ensino superior, com fomento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) e CNPq; e 30 bolsas para o Pibiti voltadas para estudantes do ensino superior, também com o fomento da Fapeal e CNPq.
A pró-reitora Eunice Palmeira explica que as propostas aprovadas são aquelas que obtiveram nota igual ou superior a 7,0 nas avaliações dos projetos. As propostas reprovadas são aquelas que não atingiram a nota mínima exigida, mas ainda podem interpor recurso dentro do prazo previsto em edital. "Ainda não foi atribuída a situação de 'classificada' às propostas, pois isso depende da análise das interposições de recursos e da verificação da documentação dos participantes, conforme cronograma. Apenas após a conclusão dessas etapas serão definidas as propostas classificadas para recebimento de bolsas, de acordo com o número de vagas disponíveis e a fonte financiadora de cada projeto".
De acordo com os editais, os participantes podem ingressar com recursos entre os dias 18 e 21 de julho. O resultado preliminar após a avaliação dos recursos deve ser divulgado no dia 6 de agosto e a perspectiva é de que os projetos comecem a ser executados a partir do dia 1º de setembro.