Você está aqui: Página Inicial > Notícias > PRPPI publica edital para afastamento de servidores para pós-graduação stricto sensu

Período de Inscrições já começou e ocorre até o dia 6 de janeiro

publicado: 13/12/2019 11h46, última modificação: 17/12/2019 11h54

Teve início nesta sexta-feira, 13, o período de inscrições para o processo seletivo de afastamento em tempo integral de servidores para pós-graduação stricto sensu no País e no exterior, regulado pelo Edital Nº 16/PRPPI/IFAL, publicado no mesmo dia, pela Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PRPPI). Podem concorrer ao pleito, técnico-administrativos e docentes do Instituto Federal de Alagoas (Ifal).

Ao todo, o edital oferta 62 vagas para docentes e 108 para técnico-administrativos, distribuídas entre os campi e a Reitoria, entre os níveis de mestrado, doutorado e pós-doutorado. Apesar de possuir um quadro definido de vagas disponíveis por campus, elas poderão ser remanejadas para servidores lotados em unidades diferentes, a depender da demanda na unidade de origem da vaga.

O afastamento integral será concedido por até 24 meses para o mestrado, 48 meses para o doutorado e até 12 meses para o pós-doutorado, desde que o horário, o local do curso ou as atividades desenvolvidas no curso inviabilizem o cumprimento da jornada semanal de trabalho do servidor.

As inscrições ocorrem até o dia 6 de janeiro, mediante preenchimento de formulário de afastamento para pós-graduação (anexo I), com os devidos pareceres e assinaturas das chefias; anexação de documentação exigida, conforme item 3.3 e abertura de processo, exclusivamente no setor de Protocolo da Reitoria.

Podem concorrer os servidores que pertençam ao quadro efetivo do Ifal há pelo menos três anos, para Mestrado, ou quatro para Doutorado e Pós-Doutorado, no casos dos técnico-administrativos. No caso dos docentes, estes devem pertencer ao quadro efetivo do Ifal, independente do tempo ocupado na Instituição,

Entre outros critérios obrigatórios estão a necessidade de ter sido aceito, como aluno regular, em um programa de pós-graduação stricto sensu, ou pós-doutorado no País, ou no exterior e o alinhamento da pesquisa à área de atribuição do cargo efetivo, do cargo em comissão ou da função de confiança do servidor, ou à área de competência da sua unidade de exercício. Além disso, o candidato não deve ter nenhuma pendência nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, e nas áreas administrativas (biblioteca, contabilidade e patrimônio).

Além da verificação dos documentos solicitados e dos critérios citados acima, candidatos serão classificados de acordo com o tempo necessário para conclusão do curso; o tempo de efetivo exercício no quadro permanente do Ifal; a aprovação em curso ofertado fora do estado de Alagoas e a avaliação de desempenho com base na pontuação da última avaliação para efeito de progressão ou de promoção; ou da última avaliação do período probatório para servidores com tempo de exercício na Instituição entre 12 e 36 meses.

O resultado preliminar será divulgado no dia 10 e o final no dia 20 de janeiro de 2020. Os afastamentos aprovados neste edital deverão ser concedidos até o dia 30 de abril, mediante contratação de professor substituto, no caso dos docentes, e a consequente publicação de portaria. Neste mesmo dia, a lista de classificação será extinta.

Acesse o edital e anexos abaixo:

Anexo I – Formulário de requerimento de afastamento para pós-Graduação

Anexo II – Termo de Compromisso

Anexo III – Formulário de concessão de afastamento para pós-Graduação

Anexo IV – Formulário para interposição de recursos

Anexo V – Diagnóstico do quantitativo de servidoras/es afastadas/os para pós-graduação stricto sensu ou pós-doutorado

registrado em: ,