Você está aqui: Página Inicial > Notícias > PRPPI publica chamada interna para seleção de docentes de inglês para candidatura ao Edital da Conif
conteúdo

Notícias

PRPPI publica chamada interna para seleção de docentes de inglês para candidatura ao Edital da Conif

Inscrições vão até o dia 10 de março

publicado: 18/02/2022 16h27, última modificação: 21/02/2022 14h04

Por Leonardo Teles - Estagiário de Jornalismo

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Prppi) do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), por meio do Centro de Idiomas (Cenid), publicou nesta sexta-feira (18), o Edital Nº 02/2022, que trata da chamada interna para a seleção de docentes de Inglês para candidatura ao Edital CONIF/AI Nº 02, de 24 de janeiro deste ano, uma iniciativa do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF).

O objetivo do Edital CONIF/AI Nº 2 é selecionar 90 (noventa) docentes da área de Língua Inglesa da Rede Federal para participar de cursos de formação para docência ofertados pelo Escritório de Regional de Língua Inglesa (RELO Office) da Embaixada dos Estados Unidos da América. O curso será ofertado em três áreas, com 30 vagas para cada uma: presentation skills for academic purposes; reading for academic purposes e writing for academic purposes.

A seleção se dará por meio de candidaturas institucionais. Cada instituição da Rede Federal poderá submeter até duas candidaturas. Cada candidatura deverá ser composta por três docentes, sendo um docente para cada um dos três temas ofertados pelo curso de formação.

Sobre o curso - As atividades ocorrerão em duas etapas: a primeira, entre 16 de maio e 8 de julho de 2022, consiste em uma formação para a oferta dos cursos elaborados pelos especialistas norte-americanos. A segunda etapa, prevista para ocorrer entre 1º de agosto e 28 de setembro de 2022, será para os 90 docentes da Rede Federal ministrarem o curso para estudantes da Rede Federal, com a mentoria do especialista.

Os cursos terão duração de de 88 horas, sendo 32h de atividades síncronas (sessões via plataforma Zoom ou similar) e 56h de atividades assíncronas (plataforma Canvas). Essas atividades serão desenvolvidas entre 16 de maio e 28 de setembro de 2022. Elas serão realizadas em inglês e conduzidas por especialistas estadunidenses. 

As inscrições são gratuitas e acontecem entre 26 de fevereiro e até 10 de março. Para se inscrever, basta preencher o formulário eletrônico e anexar os documentos descritos no Edital.

Sobre o RELO Office - O Escritório Regional de Língua Inglesa trabalha para a difusão e divulgação da língua inglesa no Brasil por meio da oferta de programas e recursos voltados para o ensino e capacitação no idioma. Diversas ações já foram realizadas fruto da parceria com a Rede Federal e com o Conif, incluindo vagas em cursos de capacitação para docentes, programas de apoio à estruturação do ensino do idioma nas instituições, entre outros.