Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Protocolo inicia treinamento sobre processos eletrônicos
conteúdo

Notícias

Protocolo inicia treinamento sobre processos eletrônicos

Servidores interessados podem se inscrever para participar das próximas edições

publicado: 05/02/2020 15h34, última modificação: 10/02/2020 17h08

O Instituto Federal de Alagoas - Ifal iniciou nesta segunda-feira, 3, no Campus Maceió, a série de treinamentos direcionados aos servidores da instituição sobre abertura e tramitação de processos administrativos de forma eletrônica. As novas turmas estão agendadas para os dias 10 e 17 de fevereiro, na mesma unidade de ensino, com horário de 8h às 17h. Os servidores interessados em participar podem se inscrever pelo formulário eletrônico disponiblizado pelo setor de Protocolo, responsável pelas capacitações.

Atualmente, a maioria dos processos administrativos são gerados e tramitados fisicamente na instituição. A partir de março deste ano, será instituído o procedimento de abertura e tramitação exclusivamente eletrônico para todos eles. As formações, portanto, foram idealizadas para preparar os servidores para a mudança.

Conduzido pelo arquivista Pedro Souza, o primeiro dia de treinamento envolveu servidores da Reitoria e dos campi. As explicações e simulações focaram no uso da Mesa Virtual, que é uma novidade no Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos - Sipac, para possibilitar ao usuário o acesso direto a movimentações relacionadas ao módulo de Protocolo, tais como cadastro, consulta e despacho de processos e envio de memorandos. "Agora dá para resolver tudo em uma guia só, sem precisar abrir várias janelas. Mas quase todas as funcionalidades também estão disponíveis no menu do Sipac", esclareceu Pedro.

Mesa Virtual

De acordo com o profissional, a plataforma está bem intuitiva e os servidores não terão dificuldades em usá-la. Antes do dia 3 de março, porém, serão lançadas vídeoaulas e tutoriais a respeito. "É uma mudança de cultura, aos poucos todos vão se familiarizando. Em caso de dúvidas, é só entrar em contato conosco pelos ramais 1217 ou 1109 ou pelos e-mails arquivo@ifal.edu.br ou cpa.reitoria@ifal.edu.br", finalizou. 

registrado em: