Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Propostas agregadoras para a melhoria do Ifal e tranquilidade marcam a primeira eleição nos campi da expansão

publicado: 31/03/2016 12h02, última modificação: 31/03/2016 12h16
Exibir carrossel de imagens Gerônimo Vicente A eleição é importante para a democracia e para desenvolvimento do nosso campus

A eleição é importante para a democracia e para desenvolvimento do nosso campus

Instalação definitiva em sede própria, implantação de cursos superiores, maior incentivo à pesquisa, ensino e extensão foram pontos em comuns que prevaleceram na primeira etapa do processo eleitoral, ocorrido na quarta-feira (30) e que resultou na escolha dos diretores-gerais dos campi de Penedo, Murici, Piranhas, São Miguel dos Campos, Maragogi e Santana do Ipanema. Independentes de serem situação, oposição ou abstinentes, alunos, professores e servidores técnicos administrativos apresentaram congruência quanto às reivindicações que visam a melhoria do Instituto Federal de Alagoas. Este aspecto favoreceu o clima de tranquilidade, durante a votação nas seis unidades de ensino.

O professor Nelson Vieira, 32 anos, doutor em Zootecnia e que concorreu ao cargo de diretor-geral do Campus Santana,  destacou essa necessidade de melhoria da unidade que, atualmente, funciona, de forma provisória, no prédio da Uneal (Universidade Estadual de Alagoas) e defendeu uma discussão coletiva sobre gestão democrática, aproximação com os movimentos sociais, incentivo ao esporte, cultura e investimento em pesquisa e extensão. O candidato concorrente, Gilberto Neto, professor de Agricultura e Agroecologia e doutor em Engenharia Agrícola, também enfatiza, como prioritária, a construção da sede definitiva do campus, a busca de um diálogo frequente da gestão com os alunos e docentes e implantação de uma política de identificação do Ifal com o município.

Os alunos que participaram da votação em Santana do Ipanema também compactuam as mesmas ideias dos candidatos, embora tenham optado pela escolha de apenas um deles. Marcelo Silva Santos, 17 anos, do curso técnico de Agroecologia,  espera que o vencedor o represente e cumpra as promessas de campanha. Rodrigo Vilela, 17 anos reivindicou mais transparência. Já José Ranielson, 16 anos, roga por melhorias na estrutura, por apoio aos trabalhos de pesquisas e realização de aulas práticas. Felipe Emanoel, 15 anos, também pede cumprimento das promessas, porém considera que o campus, primeiro precisa ter sede própria para que todas essas propostas sejam concretizadas. “Uma eleição é importante para a democracia e também para o desenvolvimento do campus e, por isso vale a pena essa nossa participação", declarou a aluna do curso técnico de Agroecologia do Campus Piranhas, Rafaelle Cândida, 17 anos. A estudante Rosenilda Alves, do Campus Penedo, concordou sobre a importância do voto. “É a nossa chance de eleger uma pessoal responsável que consiga lidar com os problemas e resolvê-los”, destacou.

Expectativa

Para o diretor-geral do Campus Piranhas, Ricardo Aguiar e que foi candidato à reeleição, o resultado do processo eleitoral demonstra a boa avaliação da gestão. “A prioridade será a implantação, já neste ano do curso superior de Engenharia Agronômica e, em 2017, o de Engenharia de Alimentos, estabelecendo o processo de verticalização do ensino. Isso vai nos dar uma visibilidade em três estados Alagoas, Sergipe e Bahia pela expectativa gerada pelos alunos com a possibilidade de implantação de curso universitário gratuito e de qualidade”, ressaltou.

Esse foi o primeiro processo eleitoral em seis dos sete campi incluídos na expansão do Ifal, a partir de 2010, e uma experiência positiva para a gestão do Ifal. A votação, no Campus Arapiraca ocorrerá no dia 13 de abril, de 9 às 20h.

Cobertura: Gerônimo Vicente e Roberta Rocha

registrado em: