Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pronatec/Ifal lança revista e doa equipamentos ao Corpo de Bombeiros

Pronatec/Ifal lança revista e doa equipamentos ao Corpo de Bombeiros

publicado: 19/12/2018 15h34, última modificação: 27/12/2018 10h01
Exibir carrossel de imagens Corpo de Bombeiros recebe equipamentos doados pelo Pronatec

Corpo de Bombeiros recebe equipamentos doados pelo Pronatec

O Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) encerrou as atividades deste ano em grande estilo e com uma boa ação ao promover na tarde de terça-feira (18) o lançamento de uma revista com o retrospecto das ações realizadas pelo programa e com a concessão de materiais didáticos do curso de formação continuada de Bombeiros ao Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas. A solenidade ocorreu no auditório Oscar Sátyro do Campus Maceió.

A revista do Pronatec/Ifal possui 102 páginas em cores e o conteúdo traz depoimentos de alunos dos cursos do programa nos municípios de Arapiraca, Batalha, Piranhas, Santana do Ipanema, Penedo, Palmeira dos Índios, Murici, Rio Largo, Viçosa, São Miguel dos Campos, Maceió, Benedito Bentes, Coruripe, Maragogi, Marechal Deodoro e Satuba. Dirigentes do Ifal, prefeitos e coordenadores de cursos também avaliam a presença do Pronatec nos municípios alagoanos. O material gráfico foi produzido pelas jornalistas Acássia Deliê, Elaine Rodrigues, Gabriela Rodrigues e Monique de Sá.

Antes de ser aberta a solenidade, o coral do Campus Murici, sob a regência do professor André Bonfim, encantou ao público com músicas da MPB e canções natalinas. O grupo é formado por alunos do campi e da comunidade muriciense.

A solenidade foi presidida pelo reitor do Ifal, Sérgio Teixeira que compôs a mesa de honra junto com o pró-reitor de Extensão, Altemir Secco, a coordenadora do Pronatec-Ifal, Rosângela Cerqueira, pelo representante da Direção-geral do Campus Maceió, Demétrius Morilla e pela coordenadora do Pronatec no Campus Maceió, Fátima Viana.

As jornalistas Acassia Deliê e Gabriela Rodrigues fizeram a apresentação da revista ao público presente e destacaram o apoio dado pela Coordenação do Pronatec e pela Reitoria à valorização dos profissionais de comunicação durante a produção do conteúdo impresso. Acássia relatou a experiência das jornalistas envolvidas no projeto que se viram diante de histórias de superação e perseverança contadas pelos alunos do programa.

A coordenadora do Pronatec, Rosângela Cerqueira, em seu discurso, fez agradecimento a toda equipe, aos diretores-gerais que cederam espaço para os cursos e aos parceiros do programa no Governo do Estado e nas prefeituras. “O Pronatec foi um programa que nasceu no Ifal sob uma desconfiança, mas ganhou credibilidade ao mudar a vida das pessoas”, ressaltou.

Depois do discurso da coordenadora do Pronatec, houve a entrega dos equipamentos utilizados pelo curso de Bombeiros do Pronatec aos militares ao Corpo de Bombeiros de Alagoas representado pelo comandante Adriano Amaral da Silva que acompanhado por bombeiros agradeceu a iniciativa do Ifal, por intermédio do Pronatec. “A doação desse material representa muita importância para o Corpo de Bombeiros por ser caro e essencial para as atividades do dia a dia da corporação. Além de contribuir bastante para melhoria de qualidade de vida das pessoas”, enfatizou o comandante.

Os equipamentos doados ao Corpo de Bombeiros foram: 18 pares de botas, 27 capacetes amarelos MSA, 37 capacetes vermelho Montana, 15 batatravas,41 pares de luvas, 3 talabartes de posicionamento, 21 cintos de segurança, 60 mosquetão, 3 cintos abdominais, 28 roupas de combate a incêndio, 5 colares cervicais,16 mangueiras de combate a incêndio,3 mantas térmica aluminizada, 16 cintos alpen pass, 6 válvulas duplas para hidrantes, 17 cadeirinhas de resgates, 21 freios tipo 8, 4 bloqueadores para corda, um ascensor de punho, um descensor, 2 polias sem rolamento, uma chave e de mangueira e uma mochila de primeiros socorros. Todo o material foi utilizado no curso de Bombeiro Civil ofertado pelo Pronatec/Ifal nos campi de Arapiraca e de São Miguel dos Campos.

O reitor Sérgio Teixeira lembrou as reações ocorridas durante a implantação dos cursos do Pronatec no Ifal. “Alguns diziam que se tratava da privatização do ensino público. Porém asseguramos o programa e estendemos a quase todas as regiões do Estado” declarou o reitor.

O titular do Ifal relembrou ainda as parcerias feitas com o sistema prisional para que os detentos e as detentas também recebessem uma capacitação profissional e agradeceu a equipe da Secretaria de Ressocialização, presente ao evento, pelo apoio dado aos professores do programa. Ele Teixeira também fez um agradecimento ao Corpo de Bombeiros pelo recebimento do material do curso ofertado e sinalizou outras parcerias com a corporação militar. O reitor fez alusão ainda ao programa Artifal da Pró-reitor de Extensão e que tem revelado para o estado talentos na música e nas artes.

A camerata do Campus Maceió sob a regência do maestro Almir Medeiros encerrou a solenidade realizada pelo Pronatec do Ifal.

registrado em: , ,