Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projetos expostos na 4ª SEACC levam técnicas de aproveitamento de alimentos a comunidades carentes

Apresentação oral de trabalho de extensão e minicurso abordaram o tema no penúltimo dia de evento

publicado: 11/04/2016 08h02, última modificação: 11/04/2016 08h10
Exibir carrossel de imagens Grupo extensionista do Ifal Murici mostra preparo de doce com casca do abacaxi

Grupo extensionista do Ifal Murici mostra preparo de doce com casca do abacaxi

A quarta edição da Semana de Agropecuária, Ciência e Cultura (SEACC) do Instituto Federal de Alagoas - Campus Santana do Ipanema, ocorrida de 6 a 9 de abril, reuniu estudantes e pesquisadores interessados em discutir temas de impacto no universo rural e na sociedade de modo geral. Um dos assuntos abordados foi o aproveitamento integral de alimentos, preocupação de diversos trabalhos desenvolvidos em nível institucional.

O diferencial dos projetos dessa área apresentados na 4ª SEACC consiste no compartilhamento do conhecimento adquirido no meio acadêmico com comunidades carentes - como no caso do minicurso "Tecnologia do aproveitamento integral de alimentos com emprego de plantas alimentícias não convencionais", oferecido por alunas do Ifal Murici, sob a orientação da professora Karla Gollner Reis.

A atividade ministrada no evento surgiu de um projeto de extensão que leva aos assentamentos Dom Hélder Câmara e Flor da Serra, em Murici, oficinas de culinária onde se utilizam partes de plantas comumente descartadas, como cascas, talos e sementes, no preparo de receitas.

"Nossa atuação está vinculada também a um trabalho de pesquisa. Investigamos formas de baratear os custos e de agregar valor nutricional aos pratos, por meio da substituição de ingredientes convencionais por itens reaproveitados", conta a docente.

Na SEACC, o grupo ensinou aos participantes receitas de brigadeiro feito a partir da casca de banana, beijinho de coco com casca de abacaxi e doce da casca de abóbora. O minicurso encerrou com a degustação das guloseimas. "Tudo uma delícia", aprovou a pedagoga Angeline Castro.

Culinária regional incrementada

E se além de reaproveitar os alimentos, for possível enriquecer o sabor e o valor nutricional de pratos típicos da região? É essa a proposta das alunas do Ifal Santana do Ipanema, Elen Dantas e Jacyara Cirilo, com o projeto "Alimentação sustentável: o aproveitamento integral dos alimentos", exposto no penúltimo dia da SEACC.

As estudantes pesquisaram itens alimentícios a preços acessíveis, testaram receitas e chegaram ao carro-chefe do projeto, a farinha caseira de semente de abóbora utilizada no preparo de cuscuz, prato típico nordestino feito à base de milho. "Essa farinha pode ser feita manualmente, sem grandes custos, e consegue enriquecer qualquer prato, sem alterar sabor, cor ou odor. Bastam duas colheres de sopa para cada 100g de cuscuz", explicou Elen Dantas.

Os resultados obtidos nas pesquisas foram compartilhados pela dupla em oficinas com discentes do Campus Santana e com a comunidade externa. Pais, servidores e alunos de duas escolas da rede pública de ensino receberam os ensinamentos. Também foram contemplados grupos formados em parceria com o Instituto Ação, ONG que atua com populações carentes do sertão alagoano, e professores da zona rural, trazidos pela Secretaria Municipal de Educação.

"Abordamos ainda técnicas de higienização, manuseio correto dos alimentos, dicas de como escolher os produtos na hora da compra e ensinamos a preparar as receitas criadas por nós, como o cuscuz temperado com a farinha da casca da abóbora, doce da entrecasca e da casca da melancia, tapioca com recheio da casca de banana, entre outras novidades", acrescentou a estudante.

O encantamento com o tema do aproveitamento de alimentos foi tanto que Elen e Jacyara, concluintes do 4º ano de Agropecuária, escolheram estudar Nutrição e foram aprovadas no último processo seletivo da Universidade Federal de Alagoas. "Foram nossas experiências aqui no Ifal que despertaram essa paixão. A gente quer seguir quebrando tabus e questionando o costume de que cascas e restos de alimentos devem ir para o lixo", encerrou Elen.

registrado em: ,