Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Sociedade tem acesso ao planejamento estratégico do Ifal

Sociedade tem acesso ao planejamento estratégico do Ifal

publicado: 03/06/2016 13h13, última modificação: 09/06/2016 16h29
Gerônimo Vicente Encontro definiu detalhes  sobre acesso dos projetos estratégicos do Ifal pela sociedade

Encontro definiu detalhes sobre acesso dos projetos estratégicos do Ifal pela sociedade

Os projetos e ações do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) estarão disponíveis para todos os cidadãos e cidadãs a partir desta segunda-feira (6), por meio do endereço eletrônico www.desenvolvimento.ifal.edu.br/geplanes. Com essa possibilidade, qualquer pessoa que acessar o link terá conhecimento sobre todo o planejamento da instituição federal de ensino para este ano e sobre as atividades desenvolvidas no ano passado. O sistema também poderá ser acessado por meio do portal www.ifal.edu.br.

A utilização do Geplanes pelo Ifal como ferramenta de planejamento teve início em 2015. O Geplanes é um software livre voltado para gestão das organizações na formulação e implementação das estratégias, considerando o estabelecimento de indicadores de desempenho, metas e planos de ação, além de permitir a rápida disseminação de informações gerenciais, o tratamento de anomalias e não conformidades e a realização de auditorias de gestão, dentre outras funções. O Geplanes permite ainda o monitoramento do desempenho dos objetivos estratégicos, a análise dos fatores críticos de sucesso, elaboração de planos de ação, avaliação de resultados apurados, emissão de relatórios gerenciais e desenho do mapa estratégico.

Antes de disponibilizar o acesso do Geplanes ao público no portal do Ifal, foram realizadas diversas reuniões e oficinas de trabalho pela Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional (PRDI), por meio da Diretoria de Planejamento, com os gestores de planejamento dos campi e da Reitoria do instituto para conhecimento e apropriação do software como ferramenta institucional de planejamento estratégico. O acesso dessas informações pela sociedade era a grande expectativa do reitor Sérgio Teixeira que discorreu, na última reunião, sobre a importância do planejamento para o alcance das metas institucionais. O pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Carlos Guedes, enfatizou todo o processo de organização do sistema Geplanes.

Como acessar

O Diretor de Planejamento Institucional, Jonas de Melo, explicou todos os procedimentos para que o público tenha acesso aos projetos do Ifal.

O primeiro passo é acessar o endereço www.desenvolvimento.ifal.edu.br/geplanes para obter informações sobre os projetos estratégicos. Antes, porém, é preciso digitar o login e a senha, ambos com a palavra “visitante”. Essa instrução estará disponível na página do sistema.

Em seguida, com um clique na aba Verificar pode-se gerar relatórios sobre apresentação de resultados alcançados pelo Ifal; listagem de indicadores por objetivo estratégico; alcance de metas institucionais, mapa estratégico do Ifal; desempenho institucional e plano de ação das iniciativas das pró-reitorias e campi do Ifal.

registrado em: ,