Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projetos de Pesquisa dos alunos do Ifal entram em fase de avaliação final

Projetos de Pesquisa dos alunos do Ifal entram em fase de avaliação final

publicado: 27/09/2019 12h48, última modificação: 01/10/2019 13h04

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPPI) realiza a avaliação final dos projetos de Pesquisa propostos por alunos dos campi do Instituto Federal de Alagoas (Ifal). O momento de avaliação é a oportunidade dos estudantes levarem ao conhecimento dos colegas, os trabalhos realizados e as novas linhas de pesquisa com o objetivo de buscar aperfeiçoamento das propostas. As avaliações finais marcam o encerramento de um ciclo onde os discentes podem apresentar os resultados das suas pesquisas desenvolvidas por cerca de um ano.

Os projetos de pesquisas são vinculados ao Pibiti (Programa de Incentivo a Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica) que visa estimular o desenvolvimento e transferência de novas tecnologias e inovação e ao Pibic (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica), voltado para o desenvolvimento do pensamento científico e iniciação à pesquisa. Ambos os programas são destinados a estudantes do ensino técnico e do ensino superior, mediante participação em projeto de pesquisa, orientados por pesquisadores qualificados.

Banca avaliadora do Campus Benedito BentesNo Campus Benedito Bentes, na parte alta de Maceió a avaliação final dos projetos de pesquisas ocorreu na quinta-feira (26/09). Na unidade de ensino, foram desenvolvidos oito projetos nas áreas de Enfermagem e Logística. Participaram das bancas de avaliação os professores Maurício Ricardy Ramos, do Campus Palmeira dos Índios, Talita Lúcio Vasconcelos do Campus Benedito Bentes, a nutricionista Ângela de Guadalupe, do Campus Maceió e o professor Alan Cesar Moura, do Campus Marechal Deodoro. Estiveram presentes a coordenadora de Pesquisa do Campus Benedito Bentes, Roberta Carozo, e a coordenadora de Políticas de Pesquisa da PRPPI, Andreia Ferreira.

No Campus Palmeira dos Índios, os projetos começaram a ser apresentados ontem, 26, e as apresentações terminam nesta sexta-feira, 27. São 48 trabalhos nas áreas de Educação, Engenharia, Informática e Elétrica. Consulte os projetos do Campus Palmeira dos Índios.

No Campus Penedo, na região do baixo São Francisco, os estudantes apresentaram as pesquisas desenvolvidas nos dias 25 e 26 deste mês, com exposição dos resultados finais obtidos. Conheça os projetos do Campus Penedo.

Nos dias 23 e 24/09, os alunos dos cursos técnicos e superiores do Campus Maceió apresentaram seus trabalhos na mostra de avaliação final dos projetos no auditório Jorge Batista e no auditório de Informática.

Além desses campi já realizaram a avaliação dos projetos de pesquisas, as unidades de ensino de: Arapiraca (24/09), Batalha (20/09), Benedito Bentes (25/10), Coruripe (25/09), Maceió (23 e 24/09), Marechal Deodoro (25/09), Murici (18/09), Piranhas (18 e 19/09), Rio Largo (17/09), Santana do Ipanema (24/09) e São Miguel dos Campos (17/09).

O Campus Satuba vai começar as avaliações no dia 4 e no Campus Maragogi, no litoral norte de Alagoas, os projetos de Pesquisa dos alunos serão avaliados no dia 10 de outubro.

Equipe da PRPPI com autores de projetos de pesquisa em Coruripe

“É certo que alguns projetos solicitaram renovação e terão continuidade no período 2019-2020. Nesse período de avaliações, estamos nos empenhamos para representar a Pró-Reitoria no maior número de campi possível”, disse Sheyla Coelho, chefe do Departamento de Pesquisa e Inovação.

Sheyla Coelho ressalta ainda que “é muito gratificante ver o crescimento dos nossos alunos, demostrado nos relatos dos orientadores e na maturidade visível que mostraram nas apresentações. Os projetos, em sua grande maioria possuem uma ótima qualidade, tanto pelos temas abordados, como pela clareza metodológica, muitos com potencial de inovação e passíveis de proteção intelectual. Também é visível o crescimento da nossa instituição quando observamos, de fato, a integração do Ensino, Pesquisa e Extensão em vários projetos, além de projetos voltados para a inclusão social e desenvolvimento sustentável”.

registrado em: