Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projetos do Campus São Miguel dos Campos são destaque na Feira Nordestina de Ciência e Tecnologia
conteúdo

Notícias

Projetos do Campus São Miguel dos Campos são destaque na Feira Nordestina de Ciência e Tecnologia

publicado: 26/09/2017 12h02, última modificação: 26/09/2017 18h45

Professores e alunos do IFAL-São Miguel dos Campos participaram da Feira Nordestina de Ciência e Tecnologia – FENECIT que ocorreu de 19 a 23 de setembro em Recife-PE. As Professoras Káthia Barros e Flávia Bartira acompanharam dez alunos que apresentaram projetos desenvolvidos no Campus, sendo quatro de Extensão e um de Pesquisa. Apesar de ter sido a primeira vez dos alunos no evento, eles conseguiram resultados expressivos, sendo premiados com duas medalhas de 4º lugar, três menções honrosas e duas credenciais para participarem de uma feira nacional e outra internacional em 2018.

Ainda sobre a premiação:

Dois Projetos de Extensão conquistaram a medalha de 4º lugar na modalidade meio ambiente, são eles: Estação Petrobio: Uso sustentável do Esgoto, desenvolvido pelas alunas bolsistas Karoline Artemísia e Amanda Mirely com a orientação das Professoras Káthia Barros e Willma Karla; e Hortas Suspensas Alternativas, cujos alunos bolsistas são Arilson de Souza dos Santos e Karoline dos Santos, que trabalham sob a supervisão da Profª. Flávia Bartira.

As menções honrosas foram concedidas pela comissão avaliadora da FENECIT aos projetos situados em três modalidades: Linguística, Pesquisa e Sustentabilidade e Meio Ambiente.

Na primeira, destacou-se o Projeto de Extensão de Estudo Colaborativo em Aulas de Língua Portuguesa: uma estratégia docente/discente. Vale ressaltar que esse projeto parte de uma experiência do Programa de Extensão do IFAL (PROIFAL), o qual tem por objetivo oferecer aulas de língua portuguesa para alunos da comunidade. Assim, as discentes bolsistas Amanda Myrele Firmino e Daryane da Silva Barbosa, atuam sob a orientação e o acompanhamento da Prof. Káthia Barros, desenvolvendo um estudo colaborativo com outros alunos, ensinando-lhes a língua portuguesa.

Na segunda, sobressaiu o projeto de Gerenciamento Ambiental do Campus São Miguel dos Campos realizado pela Profª Flávia Bartira e seus bolsistas Aysllan Souza Vieira e Mateus Henrique Gomes da Silva Bispo. Foi destaque na categoria Pesquisa por ter como foco o cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS aprovada pela Lei 12.305 de 02 de agosto de 2010; o Decreto 5.940/06 que trata da coleta seletiva solidária; a Norma ABNT NBR 10.004/2004 (Classificação de Resíduos Sólidos) e outras normas técnicas ambientais aplicáveis.

Por fim, na terceira, o reconhecimento foi para o Projeto de Extensão Coordenado pela Profª. Flávia Bartira: Educação Ambiental nas Escolas Públicas Municipais de São Miguel dos Campos, Anadia e Boca da Mata. Esse Projeto tem como norte o tema Educação Ambiental que dialoga teoria e prática na construção dos saberes. Visa problematizar a questão ambiental e de forma interativa fomentar a utilização dos 3 Rs da sustentabilidade ambiental (Reduzir, Reutilizar e Reciclar) no cotidiano dos alunos do 4º ano do ensino fundamental das escolas públicas municipais de São Miguel dos Campos, Anadia e Boca da Mata.

Credenciais para feira nacional e Internacional:

Os alunos do Projeto de Hortas Suspensas Alternativa e de Estudo Colaborativo em Aulas de Língua Portuguesa: uma estratégia docente/discente receberam credenciais para participarem do MILSET BRASIL que se trata de um evento nacional do Movimento Internacional para o Recreio Científico e Técnico – MILSET, do Comitê da MILSET AMLAT e da Comitiva Nacional da MILSET Brasil (Fundação Milset Brasil), que será realizado em maio de 2018 em Fortaleza-CE.

Para fechar com chave de ouro, as alunas Karoline Artemísia e Amanda Mirely que levaram para a feira o projeto Estação Petrobio: Uso sustentável do Esgoto, receberam credenciais para participarem de uma cobiçada feira internacional de ciência e tecnologia que será realizada no Paraguai em 2018. A FECITEC GIRASOLES está afiliada à MILSET INTERNACIONAL e MILSET AMLAT desde 2011 e, a partir de 2015, a Feira tem recebido projetos internacionais do Peru, México, Turquia e Brasil.

Relatos de alguns alunos

Segundo Arilson Souza, participar da FENECIT foi uma experiência ímpar, algo que ficará marcado em sua vida. Ele coloca ainda que foi “um aprendizado a mais ver projetos extraordinários e lindos vindos de alunos, ou seja, ver o esforço de cada um, inesquecível! Palestras impactantes para nossas vidas no meio estudantil. Não consigo nem descrever e só tenho que agradecer a Deus por esse momento e de ter participado de uma feira que tem uma visibilidade mundial”.

Josefa dos Santos do Nascimento também deu um depoimento emocionante: “eu nunca imaginei participar de um evento tão maravilhoso como esse da FENECIT. Não tenho palavras para expressar a minha alegria, só tenho a agradecer a Deus por ter me permitido participar deste momento grandioso e agradecer as minhas colegas de projeto Juciely, Ana Patrícia e Juliana leite que se esforçaram muito e, em especial, a nossa coordenadora Flavia Bartira que acreditou na gente, no nosso potencial nos orientando e nos ajudando constantemente para que o projeto desse certo”. A discente ainda pontua que o momento mais feliz para ela foi quando o seu projeto de Educação Ambiental foi premiado com menção honrosa. “Foi uma mistura de alegria com dever cumprido”, destacou ela.

Para Amanda Mirely, participar da feira também foi uma experiência memorável. “Não tenho nem palavras para descrever o que vivi durante esses últimos dias e muito menos para descrever o quanto me senti honrada no momento das premiações. Só tenho a agradecer primeiramente a DEUS por me proporcionar esses momentos maravilhosos”. Amanda ainda estendeu seus agradecimentos a toda a Direção do Campus São Miguel dos Campos, representada na pessoa do Diretor Geral José Hélio dos Santos, por todo apoio e principalmente por acreditar nela e em seus colegas. Por fim, a aluna agradeceu a sua orientadora, Profª. Káthia Barros, a quem ela define como “uma grande, única e maravilhosa mulher que acredita no potencial de cada aluno que faz parte do instituto”.

Sobre a FENECIT

Essa foi a 13ª edição do evento que teve início no ano de 2005 no município de Camaragibe – PE. Foi inspirada no movimento de feiras de iniciação científica para o Ensino Básico no Brasil, movimento esse liderado pela FEBRACE- Feira Brasileira de Ciências e Engenharia- USP- SP; MOSTRATEC – RS e CIÊNCIA JOVEM- PE. A partir de sua quinta edição a FENECIT tem ampliado sua aceitação para projetos de todas as regiões do país. O objetivo geral da FENECIT é despertar nos alunos o interesse pela produção e saber científico, através da construção de projetos de pesquisas no cotidiano escolar.

Maiores Informações sobre a FENECIT podem ser encontradas aqui.

Outras escolas alagoanas também premiadas na FENECIT

Alagoas foi um dos estados mais premiados na 13ª edição da Feira Nordestina de Ciência e Tecnologia (Fenecit), segundo a jornalista Ana Paula Lins. De acordo com sua matéria, "o Estado teve premiações com as escolas estaduais Ana Lins, de São Miguel dos Campos; Marcos Antônio, de Maceió; e Nossa Senhora da Conceição, de Lagoa da Canoa.  Os Campi Palmeiras dos Índios e Santana do Ipanema também se destacaram no evento trazendo premiações para o Estado. 

 

 

 

registrado em: ,