Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projetos de extensão do Ifal propõem alternativas para desafios ambientais

Projetos de extensão do Ifal propõem alternativas para desafios ambientais

Trabalhos foram destaque no Cbeu 2018

publicado: 30/06/2018 09h46, última modificação: 30/06/2018 11h34
Exibir carrossel de imagens Estudante de Murici apresenta seu trabalho na modalidade pôster

Estudante de Murici apresenta seu trabalho na modalidade pôster

A programação do 8º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária (Cbeu), iniciado na quinta-feira (28), na sede da Universidade Federal de Rio Grande do Norte em Natal, contemplou projetos extensionistas de referência na área ambiental representando o Instituto Federal de Alagoas - Ifal. As iniciativas tratam de desafios ambientais, como combate ao desperdício de alimentos e à escassez de água potável.

Weverton Martiniano, aluno do curso técnico de Agroindústria do Campus Murici, narrou no Congresso sua experiência com turmas da Educação de Jovens e Adultos da cidade de União dos Palmares. O projeto de extensão que o estudante integra trabalhou em duas escolas municipais com esse público, ensinando a reaproveitar a casca da banana para gerar renda. "É uma região onde se produz muita banana. A polpa é bastante consumida, então demos aulas práticas de culinária para ensinar a produzir bolo, flan, doce e brigadeiro à base da casca da banana, com a possibilidade de comercializar", esclareceu o extensionista.

Além da elaboração de receitas, a comunidade escolar atendida tinha acesso a estudos sobre hábitos alimentares, grupos de nutrientes, higienização e boas práticas de manipulação de alimentos. De acordo com Weverton, o conhecimento disseminado ajuda a estimular o consumo responsável e evitar o desperdício, uma questão ambiental com reflexo direto na geração de resíduos.

Alinhada ao tema da sustentabilidade, a docente do curso de Agroindústria Silvania Ladeira expôs aos congressistas, em Natal, detalhes do seu projeto de dessalinizador sustentável, uma alternativa geradora de água potável no povoado Alto do Meio, em Batalha, interior de Alagoas, cidade onde ela leciona.Professora Silvania Ladeira apresenta seu trabalho

O proposta de Silvania consistiu na construção de um equipamento para extrair o sal da água de um poço artesiano na zona rural mencionada. Foram utilizados materiais como tijolo, cimento, brita, areia, plástico transparente e cano de PVC na elaboração do dessalinizador. "O custo foi bem baixo, em torno de 250 reais", contou a professora, animada com a possibilidade de reduzir os riscos de consumo de água de má qualidade em comunidades sertanejas.

Sobre o evento

O Cbeu é o maior evento de extensão universitária do pais e ocorre a cada dois anos. Nesta edição, agendada para o período de 28 a 30 de junho, a programação integrou oito áreas temáticas: Comunicação, Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação, Trabalho, Tecnologia e Produção, Saúde e Meio Ambiente.

O Ifal foi o instituto federal com maior quantidade de trabalhos aprovados e trouxe para apresentar no evento mais de 110 projetos de extensão.

registrado em: ,