Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto inova no ensino com uso das mídias e protagonismo juvenil

Projeto inova no ensino com uso das mídias e protagonismo juvenil

"Vozes do Sertão" torna o processo ensino-aprendizagem mais didático

publicado: 27/09/2017 09h38, última modificação: 28/09/2017 13h22
Exibir carrossel de imagens Projeto coloca o jovem no centro do processo.

Projeto coloca o jovem no centro do processo.

A inovação

Desenvolver habilidades de leitura e escrita dos estudantes do Campus Santana: essa é a busca principal do projeto de ensino “Vozes do Sertão”. Idealizado pelo Professor Rodrigo Ramos, de Língua Portuguesa, a iniciativa se apresenta como um importante mecanismo de combate às dificuldades que os alunos têm no manejo da língua escrita.

Imagem 4

A ideia contempla a criação de um espaço de experimentação multimidiática entre os estudantes do Campus, que conta com a produção de fanzine e rádioweb, dentro da construção de uma proposta de educomunicação, que produz conteúdos educativos a partir do uso das mídias. O projeto propõe uma educação mais tecnológica, que foge completamente aos modelos tradicionais, com cenários compostos por quadro, giz e sala de aula. Os novos elementos multimídia são o grande diferencial da ação, que torna o processo ensino-aprendizagem muito mais dinâmico e didático.

“Vozes do Sertão” conta ainda com a Professora Marcela Camelo, de Artes, e com o bolsista Luiz Eduardo de Melo Lima. O projeto centra sua atuação no protagonismo juvenil, conceito no qual o jovem é o ator principal na resolução de problemas. No caso da ação e com base na ideia de jornalismo independente, os alunos produzem conteúdos para as mídias fanzine, rádioweb e rádio poste.

O que são?

Imagem 6

Fanzine

O termo vem dos Estados Unidos e é uma junção das palavras fã e magazine, cunhado por Russ Chauvenet, no ano de 1940. É um tipo de publicação elaborada por e para amantes de determinado genêro, como ficção científica, histórias em quadrinhos, cinema, entre outros.

Rádioweb

Surgiu com o avanço da internet. É uma rádio digital que realiza sua transmissão utilizando a tecnologia streaming via internet.

Radio Poste

A ideia original é espalhar caixas de som em postes pelas cidades, nas quais músicas ambientes e anúncios seriam veiculados.

A abordagem

Entre as temáticas contempladas no projeto estão a reunião de pauta como espaço democrático para a produção de conteúdo, análise crítica de mídias, leitura e produção de textos do domínio discursivo da imprensa e ética no processo de produção e veiculação de conteúdo. O coordenador do projeto, Professor Rodrigo Ramos, fala da importância de trazer estratégias de letramento e protagonismo juvenil, que tornam a aprendizagem mais didáticas: “As mídias são pensadas aqui como agências, suportes e domínios discursivos que instauram uma situação de uso real da língua por meio dos gêneros textuais (notícias, reportagens, artigos de opinião, informes, resenhas, crítica, crônicas, entre outros) — desconstruindo, assim, a tradição de endereçamento exclusivo ao professor”, afirmou o docente. A ação será desenvolvida ao longo do ano e apresentar resultados importantes para o Campus Santana, fortalecendo o compromisso de oferta de educação de qualidade.

Imagem 5

registrado em: ,