Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto do Ifal capacita empresários de Coruripe para atuação em processos licitatórios
conteúdo

Notícias

Projeto do Ifal capacita empresários de Coruripe para atuação em processos licitatórios

Coaching da Escola promove consultorias e cadastramento de PJs em plataformas do governo federal

publicado: 07/10/2021 08h52, última modificação: 07/10/2021 14h31

Por Camilla Bibiano – estagiária de jornalismo

Coruripe é um dos municípios que começaram a ver os primeiros resultados da atuação do Programa IF Mais Empreendedor Nacional, que selecionou oito projetos de extensão tecnológica desenvolvidos em diferentes campi do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) para auxiliarem o empreendedorismo de pequeno e médio porte no estado alagoano.

Foi a partir de servidores e alunos do Campus Coruripe que começou a sair do papel um projeto que está buscando ajudar pequenos empresários locais para a sua atuação na área de suprimentos. Desde que teve início, em junho passado, o Coaching da Escola – Construindo com você o seu futuro comercial vem planejando e realizando consultorias para cinco pessoas jurídicas (PJs) do município, auxiliando-as principalmente no levantamento de documentação e na sua habilitação, para que possam participar de licitações públicas, além de orientação para operarem em pregões eletrônicos.Projeto é um dos oito selecionados pelo IF Mais Empreendedor Nacional.jpg

O coordenador do projeto, Raimundo Cruz, é também o coordenador de Suprimentos da unidade. Ele explica que a ideia é diminuir a falta de familiaridade destas pessoas jurídicas para com todo o processo licitatório, que tem como características a burocracia e a necessidade de conhecimentos específicos para a sua atuação. Além disso, destaca que a falta de informações sobre o processo acaba exigindo auxílio de grandes escritórios de contabilidade e gerando um custo alto pelo serviço.

Foi tentando diminuir esses obstáculos que o projeto passou a ofertar gratuitamente consultorias para que os colaboradores aprendessem a treinar a operar nas compras governamentais.

“Os benefícios da consultoria não são sentidos somente pelos empresários. Ela traz um novo nicho de mercados para as PJ, contribuindo na receita que foi prejudicada com a pandemia. Os órgãos públicos também vão se beneficiar, principalmente na aquisição de mercadoria de baixo volume, que os pregões geralmente dão desertos, por falta de interesse dos fornecedores de outras regiões”, explica Raimundo .

Desenvolvimento das atividades

As consultorias são fornecidas pelos próprios alunos, que gravam vídeos tutoriais, fazem o contato com os empresários e realizam o treinamento em mídia especializada do governo, por meio da plataforma de compras governamentais. É nela que são realizadas as compras através de licitações, nas modalidades de concorrência pública, tomada de preços, carta-convite, pregão, concurso e leilão.

A estudante Náthia Ingredy comenta que, ao facilitar os processos, o Coaching da Escola consegue complementar a receita das empresas que tiveram suas receitas prejudicadas pela pandemia. Ela é uma das alunas bolsistas que atuam dentro do projeto e responsável por prestar assistência individual para os empreendedores.

Ainda de acordo com Náthia, é através do trabalho dos voluntários que é possível verificar as pendências das empresas, facilitando no cadastro individual no Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores (Sicaf), plataforma voltada para empresas que pretendem fornecer produtos ou serviços ao governo.Náthia Ingredy é responsável por prestar assistência individual para os empreendedores.jpeg

“Ele serve para reunir toda a documentação da empresa, a fim de facilitar e agilizar o processo de habilitação dos fornecedores que queiram participar de algum procedimento licitatório. No caso, estamos trabalhando com o pregão eletrônico. Fiquei responsável por uma empresa que oferece serviços de jardinagem, mas no projeto estão participando também serviços eletrônicos, fornecimento de alimentos e de cereais”, detalha.

Atualmente vem sendo desenvolvido o cadastramento dessas pessoas jurídicas no Sicaf. Náthia explicou que primeiro é feito uma busca das documentações necessárias para essa habilitação, de forma on-line, em que é averiguado as documentações que estão pendentes ou irregulares. Para isso, durante o mês de agosto foram produzidos vídeos tutoriais explicando o passo a passo para que os empreendedores possam se cadastrar e habilitar sua empresa.

Já no mês de setembro teve início uma outra etapa. “Estamos mais uma vez consultando os manuais do Sicaf para produzir mais tutoriais, para preparar as PJs para o Pregão Eletrônico. Estamos nos preparando, porque ainda não tivemos contato direto com eles, nossa comunicação tem sido por meio do coordenador do projeto”, salienta a estudante.

Frutos da experiência

Os resultados do projeto já começam a aparecer e mais pontos estão sendo desenvolvidos pelos alunos, junto com os empreendedores.

Um dos lojistas participantes contou que já consegue enxergar um aumento nas vendas e no faturamento. “Estou pensando em expandir meus negócios e aprender como participar também dos pregões eletrônicos”, falou Marcos Antônio Melo.Alunos em encontro com os PJs para marcação das novas etapas do projeto.jpg

Náthia vem percebendo que que por meio do Coaching do Escola, outras empresas da cidade de Coruripe começaram a ampliar suas redes e modificar a forma de fazer negócio. De acordo com a estudante, o projeto trouxe oportunidade para a cidade, que teve que se reinventar durante a pandemia, para a sua própria sobrevivência.

“O projeto trouxe a oportunidade de um público-alvo maior, como no caso, oferecer serviço para o próprio governo. Com as orientações que o projeto oferece, eles podem fazer isso de forma gratuita. E esses empreendedores também poderão orientar outros, promovendo cada vez mais conhecimento e oportunidades”, comemora.

O Campus Coruripe também começa a planejar uma nova base para futuros projetos de extensão que poderão auxiliar ainda mais a comunidade, já que existem novos empreendedores que precisam de orientação.

“A experiência está sendo boa, o professor Raimundo é uma pessoa bem prestativa, tem-me ajudado bastante nas questões burocráticas e logística de estoque”, finaliza o lojista.

Veja esta e outras séries especiais, clicando aqui!