Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Alunas do Campus São Miguel são selecionadas para participar de fórum internacional de ciências em Londres
conteúdo

Notícias

Alunas do Campus São Miguel são selecionadas para participar de fórum internacional de ciências em Londres

publicado: 21/05/2018 23h17, última modificação: 23/05/2018 08h34

O projeto “Estação Petrobio: o uso sustentável do esgoto”, de autoria das estudantes Aline Silva, Amanda Silva e Carolayne Silva, sob orientação das professoras Káthia Maria Barros Leite e Wilma Karlla Silvestre, foi selecionado  para integrar a delegação brasileira no London International Youth Science Forum – LIYSF (Fórum Internacional  de Ciência Juvenil de Londres), que ocorrerá em Londres, de 25 de julho a 8 de agosto deste ano. A iniciativa integra o Programa Jovens Inovadores -  de Incentivo à ciência, à tecnologia e à inovação da Rede POC (Programa de Olimpíadas do Conhecimento).

O LIYSF é o maior e mais prestigioso fórum científico juvenil organizado no mundo. Foi idealizado em 1959 pelo Imperial College – uma das três melhores universidades do Reino Unido e uma das 5 melhores do mundo – para promover o interesse dos jovens pela ciência. O evento ocorre na sede do Imperial College, no famoso bairro de South Kensington, ao lado do Hyde Park e próximo ao Palácio de Buckingham, e reúne todos os anos 450 dos estudantes mais brilhantes de mais de 65 países de todos os continentes para refletir sobre a Ciência.

A Rede POC é uma instituição privada de intercâmbio científico juvenil cuja missão é promover a excelência na educação através do estímulo ao interesse pela ciência, tecnologia e inovação. Desde o ano 2000 seleciona, orienta, acompanha ou prepara estudantes brasileiros para olimpíadas, feiras, escolas avançadas, summer courses (cursos de verão) e fóruns nos seguintes países: África do Sul, Argentina, Alemanha, Austrália, Bulgária, Canadá, Chile, Colômbia, Equador, Coréia do Sul, Eslováquia, Índia, Indonésia, Itália, Paraguai, Peru, Polônia, Portugal, Reino Unido, República Tcheca, Rússia, Suíça e Suécia.

Sobre o projeto

A Estação Petrobio surgiu no Ifal São Miguel dos Campos com as alunas Carolayne Artemísia, Aline Ramos, Amanda Mirely e Laís Samara, em 2017. Sua ideia central envolve a produção de biopetróleo a partir de esgoto doméstico com a ajuda de um reator. Apesar de estar em fase embrionária, o projeto tem se destacado em diversos eventos como no AVANT IF,  realizado de 26 a 28 de maio de 2017, no campus Santana do Ipanema, onde ficou com o segundo lugar na modalidade tradicional; na Feira Nordestina de Ciência e Tecnologia – FENECIT, que ocorreu de 19 a 23 de setembro de 2017, em Recife/PE, onde conquistou o 4º lugar e ganhou credenciais para participar da 11ª Feira de Ciencias Y Tecnología – Colegio Girasoles, no Paraguai; e, por fim, no 3º MOCITEPIAL, no qual galgou o 3º lugar e com ele as  credenciais para participar do Encuentro Internacional de Ciencias Tecnilogia Y Inovacion, no México, bem como no MOCINN, no estado do Pará.

Segundo Amanda Silva, a seleção de projetos para o LIYSF se deu de maneira furtiva, isto é, de forma que nenhum dos discentes e docentes envolvidos no projeto Petrobio sabia que representantes da Rede POC analisavam as propostas submetidas à Fenecit. Por conta disso, a discente confessou estar “muito surpresa com a conquista” e que “não esperava que fosse chegar tão longe com o projeto”, apesar de reconhecer o seu potencial inovador.

O diretor-geral do campus São Miguel dos Campos, José Hélio dos Santos, e o reitor do Ifal, Sérgio Teixeira Costa  se comprometeram em garantir recursos financeiros para custear a ida de pelo menos um aluno ao evento, de acordo com Talita Maria Gomes de Morais, chefe do Departamento Acadêmico.