Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto de Extensão "Reforçando a matemática e a OBMEP na comunidade" conclui com êxito sua segunda etapa.

Com encontros semanais o projeto trabalha de forma diferenciada conteúdos matemáticos buscando uma aprendizagem mais significativa e consolidada para os alunos da Escola Estadual Deputado Rubens Canuto.

publicado: 20/12/2018 10h35, última modificação: 20/12/2018 10h46

Sob a Coordenação do Professor Ms. Wellington Manoel Santos Silva, o projeto de extensão "Reforçando a Matemática e a OBMEP na comunidade" concluiu sua segunda etapa. No projeto, o professor e seus bolsistas deram suporte aos estudantes da Escola Estadual Deputado Rubens Canuto em conteúdos matemáticos básicos, os quais foram trabalhados de modo diferenciado e recreativo, buscando aprendizagem significativa e consolidada.

Um dos principais objetivos do projeto é a preparação dos estudantes para a OBMEP (Nível 1). A primeira etapa do projeto ocorreu entre março e junho de 2018 trabalhando conceitos básicos da matemática do fundamental. Já na segunda etapa, entre agosto e novembro de 2018, buscou-se um maior aprofundamento nos conceitos abordados com preparação para a segunda fase da OBMEP.

Foram no total de 60 alunos das Escola Estadual Deputado Rubens Canuto do 6º e 7º ano com acompanhamento e apoio dos Bolsistas do IFAL:    Renata Santos Pedrosa, Neurielidy Vieira da Silva, Ítalo Melquisedec Holanda Justino, Josemeire Pereira Barbosa, todos do Curso Técnico em Logística.

A ação se desenvolveu inicialmente com visita, articulação e divulgação na escola acerca das atividades a serem desenvolvidas. O planejamento das ações ocorreram semanalmente e as aulas para os estudantes, em dois encontros semanais. As últimas ministradas numa das salas de aula cedida pelo IFAL Campus Benedito Bentes, onde sempre buscou-se proporcionar um ambiente extraclasse de aprendizagem. Para isto, foram desenvolvidas algumas dinâmicas que buscaram a diversificação dos conteúdos e que com a dedicação dos discentes, alcançaram uma aprendizagem mais ampla. A aplicação de um simulado para a preparação da OBMEP também permitiu uma avaliação parcial do trabalho desenvolvido.

O projeto contou com a ajuda de pais, coordenadora e professores da escola,  o que permitiu que o projeto tivesse uma baixa evasão. Recursos com as mídias sociais, como página do "Facebook", que atingiu vários seguidores, contribuiu com a propagação do projeto  para a comunidade. Em momento de socialização, os resultados do projeto foram apresentados à escola, no qual se expôs ainda os métodos aplicados para os outros professores. "Esta última ação gerou um resultado multiplicador, pois a escola, através de seus professores de matemática, iniciou um projeto similar ao nosso, que era um de nossos objetivos específicos, explicou o Professor Wellington. Neste caso, professores da disciplina de matemática da Escola Deputado Rubens Canuto estão em organização para capacitar os alunos dos 6º e 7º anos, previamente selecionados, com o objetivo de que estes monitorem os próprios colegas quanto ao aprendizado na disciplina de matemática.

Observou-se que o projeto de extensão foi bem aceito por toda a comunidade escolar e propiciou o conhecimento e desenvolvimento na disciplina de Matemática, um crescimento individual e o potencial em equipe. "Os pais dos alunos, no fim do projeto, elogiaram bastante o reforço e viram o quanto seus filhos melhoraram na matemática e o quanto também passaram a gostar mais da disciplina. Vimos o empenho e o esforço dos pais para manter seus filhos no reforço, com mensagens nos aplicativos de comunicação (Whatsapp e Facebook) perguntando e confirmando se iria ter reforço naquele dia", acrescentou Professor Wellington.

Numa comunidade onde as condições socioeconômicas não são favoráveis, percebe-se que o projeto de extensão trouxe a sua contribuição social e permitiu uma articulação entre escola e comunidade para o desenvolvimento educacional significativo dos estudantes.

registrado em: