Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto de educação financeira do Ifal Santana é destaque nacional

Projeto de educação financeira do Ifal Santana é destaque nacional

Iniciativa ganhou reconhecimento na 18ª Febrace, no começo de abril

publicado: 13/04/2020 15h21, última modificação: 13/04/2020 15h22
Equipe também representou o Ifal na última Fenecit, em Olinda

A primeira semana de abril foi de comemoração para o Instituto Federal de Alagoas - Ifal Campus Santana do Ipanema. Uma iniciativa de educação financeira articulada por três alunas e duas professoras da unidade de ensino obteve o segundo lugar na categoria de Ciências Sociais Aplicadas e a menção honrosa como melhor projeto de Alagoas na 18ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE).

O evento é famoso por reunir anualmente em São Paulo uma grande mostra de projetos inovadores desenvolvidos por jovens estudantes de todo o país e, na edição 2020, ocorreu à distância, via internet, como medida de prevenção à disseminação do coronavírus (COVID-19).

Integrantes do projeto em atuação em escola da rede públicaIntitulada "A educação financeira como ferramenta de formação de cidadãos conscientes", a iniciativa premiada do Ifal Santana trata de um projeto de extensão desenvolvido em uma escola da rede pública da cidade de Carneiros/AL. Após trabalhar o tema educação financeira com estudantes do nono ano do ensino fundamental daquela instituição, as integrantes do projeto atuaram na criação do protótipo de um aplicativo, com o acompanhamento do docente de Informática do Campus Santana.

Conforme explica a orientadora do projeto, Anna Beatriz Vieira, o aplicativo de nome Eduf é uma ferramenta voltada a facilitar a interação entre professor e aluno com os conteúdos de educação financeira, além de viabilizar ações práticas, como criação de orçamentos.

"As pessoas em geral não têm conhecimentos de como administrar seu próprio dinheiro. Motivados por esse problema, o projeto de extensão teve como intuito passar aos alunos o conhecimento e a importância da educação financeira, de forma que pudessem compreender como controlar receitas e despesas, e buscar mais consciência no ato de consumir", reforça a coorientadora Kalina Kely Miranda. A experiência com o aplicativo é a possibilidade de ampliar essa discussão e permitir o acesso de um público maior aos aprendizados.

Extensionistas contam com o apoio do diretor-geral do Ifal Santana, Gilberto Gouveia

O software idealizado pelas alunas Airlianny Xavier,  Paula Rafaelle Soares e Palloma Darling Ramos pretende habituar as pessoas a  controlar seus gastos, realizar os registros em planilhas, consultar e verificar para onde o dinheiro está sendo destinado. "Isso propicia um auto conhecimento e consequente percepção de como estabelecer prioridades de gastos. Afinal, quando falamos em educação financeira, estamos falando de comportamentos, hábitos e costumes", explica Kalina, que é professora de Contabilidade no Ifal Santana.

Reavaliar hábitos relacionados ao consumo e à relação com o próprio dinheiro pode fazer uma diferença positiva na vida das pessoas. É o que também acredita a estudante Paula Rafaelle Soares, responsável por apresentar o projeto por videoconferência, durante a realização on-line da Febrace.

"Fomos indicados como finalistas do evento e receber a notícia de que não seria presencial, por conta do coronavírus, desestimulou um pouco. Mas isso só durou até o momento em que começou on-line. Os avaliadores estavam sempre dispostos a dar críticas construtivas. E, de toda forma, nós tivemos contato com outros alunos, outros projetos. Não imaginei que fosse tomar a proporção que tomou e, definitivamente, atendeu todas as minhas expectativas", resumiu a extensionista sobre a experiência.

A estudante destacou ainda como grande da conquista desse reconhecimento nacional a capacidade de todos os envolvidos no projeto de trabalhar em equipe. "Formamos um belo time", define. De sua parte, a experiência foi particularmente enriquecedora por se tratar da primeira vez em que houve envolvimento em todas as etapas de um projeto de extensão. "Desde a pesquisa a respeito da problemática, desenvolvimento do projeto, submissão, até a execução e as diversas oportunidades que ele me proporcionou, como participar de diversas feiras", afirma.

O projeto Educação Financeira do Ifal Santana também obteve destaque na última Feira Nordestina de Ciências e Tecnologia (Fenecit), em outubro de 2019, onde foi premiado com a credencial para a Mocica, Mostra Científica do Cariri, no Ceará.

registrado em: