Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto "Cuidar + de mim" estimula bem-estar mental por meio de conversas com especialistas
conteúdo

Notícias

Projeto "Cuidar + de mim" estimula bem-estar mental por meio de conversas com especialistas

Iniciativa do Siass terá formato de encontros virtuais mensais

por Roberta Rocha publicado: 20/01/2021 08h47, última modificação: 20/01/2021 11h40

Com o objetivo de despertar e fortalecer o autoconhecimento e as práticas de autocuidado no dia a dia, dentro e fora do trabalho, o Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor Público Federal - Siass vai desenvolver durante todo o ano de 2021 um ciclo de diálogos com foco na promoção da saúde mental. As ações serão mensais, por meio de encontros virtuais com especialistas na área.

Intitulado "Cuidar mais de mim", o projeto tem como público-alvo o quadro funcional do Instituto Federal de Alagoas - Ifal e dos órgãos federais que possuem acordo de cooperação técnica com o Ifal. Não será necessário inscrição para participar. Os eventos estão previstos para ocorrer na última semana de cada mês e os interessados devem acessar o link da plataforma Google Meet que será divulgado com antecedência no portal institucional e no perfil do Instagram @ifal.qvt. 

As atividades do projeto iniciam no dia 28 de janeiro, às 16 horas. Nesse primeiro encontro, o tema escolhido foi "Autoconhecimento e felicidade", a ser abordado pelo médico e psicólogo João Facchinetti. Nos meses seguintes, haverá outros convidados tratando de temas como sexualidade, autoaceitação, empatia, comunicação não-violenta, espiritualidade etc.

De acordo com os organizadores, o "Cuidar mais de mim" pretende oferecer um espaço de cuidado e acolhimento, na tentativa de possibilitar a cada participante um olhar mais atento para si e para seu entorno. Para isso, além da abordagem dos temas em tom leve e descontraído, a programação dos eventos vai contemplar momentos de interação, com abertura para perguntas e troca de ideias com os profissionais. Também serão fornecidos materiais didáticos sobre as temáticas em pauta, como cartilhas e folders.

Entre os resultados esperados pela iniciativa, estão o "maior conhecimento sobre saúde mental e prevenção de transtornos, desenvolvimento de comportamentos mais saudáveis e maior bem-estar geral e qualidade de vida", registra o documento de apresentação do projeto.