Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto Agentes Territoriais de Cultura estende prazo de inscrições até 10 de junho

Em Alagoas, serão selecionados ao menos 11 bolsistas
por Jhonathan Pino publicado: 28/05/2024 09h25, última modificação: 28/05/2024 09h25

O Processo seletivo para o projeto de extensão de Agentes Territoriais de Cultura vinculado, ao Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC) prorrogou até o próximo dia 10 de junho o prazo para inscrições. A iniciativa, que tem o Instituto Federal de Alagoas (Ifal) como uma das instituições participantes, busca 175 pessoas para atuarem como bolsistas, sendo ao menos 11 delas em Alagoas.

De acordo com o edital nº 01/2024, lançado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), os selecionados receberão bolsa de R$ 1.200,00 e auxílio inclusão digital por 12 meses, prazo que pode ser ampliado pelo mesmo período.

Seleção

As inscrições são gratuitas e serão realizadas exclusivamente pela internet, por meio do Mapas.Cultura.gov.br . São etapas da seleção a análise da atuação cultural, por meio de vídeo com a narração das experiências de atuação como agente cultural; entrevista e habilitação; análise dos documentos de habilitação da pessoa candidata.

Para participar, os candidatos devem dispor de 20 horas semanais, sendo cinco dessas horas dedicadas à formação e o restante em planejamento e execução. Além disso, devem ter acima de dezoito anos, bem como residir e possuir comprovada atuação na área cultural em seu território. O edital prevê ainda pontos extras a pessoas pertencentes a grupos minoritários, como apoio a políticas de afirmação.

Além de Alagoas, inicialmente o programa prevê a distribuição de 601 vagas, sendo 175 para os estados de toda a região Região Nordeste, ao todo. A capacitação dos agentes ocorrerá por meio de cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC).

Acesse editais e demais documentos do pleito.