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Progressão, Aceleração e Incentivo à Qualificação são pautas do DGP mais perto de você

Conversa visa esclarecer procedimentos entre docentes e técnicos do Ifal

por Jhonathan Pino publicado: 22/07/2021 10h51, última modificação: 23/07/2021 10h25

No próximo dia 28, a Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) realiza a segunda edição do DGP mais perto de você, um ciclo de conversas que o setor passou a organizar mensalmente, visando esclarecer e tirar dúvidas dos servidores acerca de sua vida funcional. O evento acontece por meio do Google Meet, a partir das 10h.

Desta vez, estarão presentes o coordenador de Desenvolvimento e Capacitação de Pessoal (CDCP), Edson Moreno, o presidente da Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD), Fernando Lins e a integrante da Comissão Interna de Supervisão (CIS), Fernanda Isis Correia, abordando os procedimentos para a Progressão, Aceleração e Incentivo à Qualificação dos servidores do Instituto Federal de Alagoas (Ifal).

Além de esclarecer as dúvidas, a transmissão da DGP também será uma oportunidade para trazer vivências de servidores que já passaram pelos estágios mencionados. Por isso, representantes das categorias de docentes e dos técnicos participarão da conversa, como o assistente administrativo do Campus Viçosa, Jeferson Tenório, que nos antecipou como foi a sua experiência no processo de Incentivo à Qualificação, após ter concluído o Curso Superior de Tecnologia em Logística.O coordenador da CDCP, Edson Moreno, irá esclarecer sobre progressão por capacitação dos servidores.jpeg

“As dificuldades que surgiram foram sanadas pela CDCP, através da pessoa chamada Célia, que, pacientemente, explicou-me os passos necessários à abertura do processo. Foram etapas simples de serem feitas. Contudo, temos de ter toda a documentação em mãos, para que tudo possa fluir melhor”, comentou Jeferson.

O coordenador da CDCP, Edson Moreno, comenta que parte das dúvidas ainda persiste, principalmente quanto à progressão por capacitação, após as atualizações das normas. Um exemplo disso é quanto ao Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação: com as últimas mudanças realizadas nele, ficou permitido a soma das cargas horárias dos cursos de capacitação para que o servidor possa dar entrada na progressão. “No entanto, muitos servidores acabam perdendo as horas, porque esquecem ou deixam para fazer isso em outro momento, deixando de ganhar os incentivos devidos”, comentou.

Edson acrescenta que a tramitação eletrônica dos processos também é um fator que costuma gerar dúvidas. “Antigamente existia um processo físico. As pessoas faziam a avaliação do desempenho no sistema, o formulário era impresso para ser protocolado. Hoje, o problema é que as pessoas respondem o formulário e não o tramitam no Sipac, ou não assinam eletronicamente o documento”, detalhou.Fernando Lins comenta os principais erros dos docentes na em processos do CDCP.jpeg

No caso dos docentes, um dos problemas mais corriqueiros é a aberturas dos processos, referente ao afastamento para a pós-graduação. "Na hora de pedir a prorrogação de licença, é comum que os docentes não coloquem os documentos necessários, muitas vezes eles estão errados ou incompletos, com a ausência de relatórios, ou mesmo sem o formulário de prorrogação e a portaria do afastamento", explica Fernando Lins, que espera diminuir os equívocos a partir da conversa com os servidores.

O coordenador da CDCP comenta esses tipos de equívocos acabam tendo impacto financeiro para os próprios servidores. “Às vezes nós perdemos o direito porque não tivemos acesso a uma informação detalhada. Por vezes, o servidor deixa de ganhar o incentivo porque não se ligou, e muitas vezes esse incentivo não é retroativo”, pontuou Edson.