Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Programas de Residência Pedagógica e de Iniciação à Docência abrem inscrições para cadastro de reserva
conteúdo

Notícias

Programas de Residência Pedagógica e de Iniciação à Docência abrem inscrições para cadastro de reserva

Inscrições podem ser feitas até o dia 08 de outubro

publicado: 30/09/2021 17h48, última modificação: 01/10/2021 09h24

Por Camilla Bibiano – estagiária de jornalismo

Os programas de Residência Pedagógica e de Bolsa de  Iniciação à Docência do Instituto Federal de Alagoas divulgaram nesta quinta-feira (30) a abertura do processo seletivo para composição do quadro de reserva de preceptor e bolsista residente do Programa de Residência Pedagógica (PRP) e de bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Os processos seletivos são referentes ao período de 2020/2022.

Programa Residência Pedagógica

O quadro de reserva de preceptor é voltado para a seleção de professores para acompanhar os residentes do Programa de Residência Pedagógica do Ifal nas escolas-campo, destinado para docentes da área de Letras/Português que atuam na educação básica da rede pública de Alagoas. É necessário experiência de no mínimo dois anos com o magistério nessa área e atuar em sala de aula. 

As inscrições para esse processo seletivo deverão ser realizadas no período de 30 de setembro a 08 de outubro, por meio de preenchimento de formulário disponível no link https://forms.gle/uUPD1VtroVpG6RTg7. A lista das escolas habilitadas a integrar como escola-campo está disponível no edital. 

O processo de seleção consistirá em entrevista, produção de carta de intenção e análise de documentação.  A entrevista será realizada via Google Meet no dia 14 de outubro, das 09 às 21h e de 14h às 17h. O resultado preliminar será divulgado no dia 18 de outubro e o final no dia 21. Os recursos devem ser feitos através do email ifal.rp@gmail.com até às 23h59 do dia 19 de outubro. 

Já o quadro de reserva para bolsistas é destinado para estudantes do Ifal dos cursos de licenciatura de Ciências Biológicas dos campi Arapiraca e Penedo, e de Matemática do campus Maceió, que tenham cumprido 50% do curso ou estejam cursando a partir do 5º período. Além disso, não é permitido que o aluno esteja recebendo qualquer outro tipo de bolsa, como também não possuir relação de trabalho com o Ifal ou com a escola onde irá desenvolver suas atividades. Por fim, o aluno bolsista precisa dispor de 24 horas mensais para o programa.

As inscrições para esse processo seletivo deverão ser realizadas no período de 30 de setembro a 08 de outubro, por meio de preenchimento de formulário disponível no link https://forms.gle/9ARgw1MvzmAGRMc69. A seleção consistirá em entrevista e análise de documentação. A entrevista será realizada via Google Meet no dia 14 de outubro, das 09 às 21h e de 14h às 17h. O resultado preliminar será divulgado no dia 18 de outubro, e o final no dia 21. Os recursos devem ser feitos através do e-mail ifal.rp@gmail.com até às 23h59 do dia 19 de outubro. 

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência 

Este processo seletivo irá selecionar estudantes para o quadro de reserva de estudantes do Ifal dos cursos de licenciatura de Ciências Biológicas dos campi Maceió, Arapiraca, Maragogi, Palmeira dos Índios, Penedo e São José da Lage, Física dos campi Maceió e Piranhas, Letras/Português dos campi Arapiraca, Cajueiro e Maceió, e dos cursos de Matemática e Química do campus Maceió. 

Para ingressar no programa é necessário ter cumprido, no máximo, 60% da carga horária regimental dos cursos. Não é permitido que o aluno esteja recebendo qualquer outro tipo de bolsa, assim como possuir relação de trabalho com o Ifal ou com a escola onde irá desenvolver suas atividades. Ainda, o aluno bolsista precisa dispor de 32 horas mensais para se dedicar ao programa. 

As inscrições para esse processo seletivo deverão ser realizadas no período de 30 de setembro a 08 de outubro, por meio de preenchimento de formulário disponível no link https://forms.gle/t4SbnPQiTpkmQPPy9.

O processo de seleção consistirá em entrevista, produção textual de um texto dissertativo-argumentativo e análise de documentação. A entrevista será realizada via Google Meet nos dias 14 e 15 de outubro, das 09 às 21h e de 14h às 17h. O resultado preliminar será divulgado no dia 19 de outubro e o final no dia 22. Os recursos devem ser feitos através do email ifalpibid@gmail.com até às 23h59 do dia 20 de outubro. 

Sobre os programas

A Residência Pedagógica é um Programa Institucional com finalidade de apoiar instituições de ensino superior na implementação de projetos inovadores, conduzidos em parceria com as redes públicas de educação básica, para imersão planejada e sistemática do aluno de licenciatura em ambiente escolar.

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência tem por finalidade fomentar a iniciação à docência, contribuindo para o afeiçoamento da formação de professores em nível superior, valorização da carreira docente e melhoria da qualidade da educação básica pública brasileira, para imersão planejada e sistemática do aluno de licenciatura em ambiente escolar.

Confira os três editais na íntegra clicando aqui.