Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Programação do Eitic contará com apresentação de 80 trabalhos de iniciação científica do Ifal

Abertura da oitava edição teve palestra sobre vírus e ocorrerá em formato online e gratuito

publicado: 02/08/2021 17h26, última modificação: 02/08/2021 17h26

Nesta segunda-feira (02) ocorreu a abertura da oitava edição do Encontro de Inovação, Tecnologia e Iniciação Científica (Eitic) do Instituto Federal de Alagoas. O evento, que ocorre pela segunda vez consecutiva em formato online, é gratuito e apresenta os trabalhos de pesquisa dos estudantes do instituto.

A oitava edição do Eitic acontece entre os dias 02 e 13 de agosto e reúne mais de oitenta projetos de iniciação científica e tecnológica realizados entre 2020 e 2121. Os trabalhos serão apresentados e julgados por uma banca avaliadora, que fornecerá a avaliação final.

O caráter gratuito do evento visa promover para toda a comunidade o acesso de conhecer os projetos desenvolvidos dentro do Ifal, selecionados pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPPI) para os programas institucionais de bolsas de iniciação científica e de iniciação em desenvolvimento tecnológico e inovação.

A programação conta com atividades ao vivo transmitidas pelo canal da PRPPI no Youtube com palestras, oficinas e mesas redondas. As apresentações dos ocorrerão via plataforma do Google Meet.

Eitic 2021Estiveram presentes no evento a pró-reitora de pesquisa, pós-graduação e inovação, Eunice Palmeira, e o presidente da comissão organizadora do VIII Eitic e chefe do departamento de pesquisa e inovação em exercício, Eugênio Bastos da Costa.

Em suas falas iniciais, eles defenderam a realização do evento em tempos de negacionismo científico, principalmente pelo fato dele ser acessível e ter uma boa quantidade de projetos sendo apresentados.

"Hoje é um dia muito especial para todos que fazem a PRPPI e quem fez esse evento acontecer. O Eitic é algo muito importante para quem faz pesquisa no país. Cada evento desses é muito importante para dar visibilidade as pesquisas, desenvolvimento tecnológico, inovação e que tentam achar soluções que podem melhorar a qualidade de vida e desenvolvimento de pessoas", relatou a pró-reitora Eunice Palmeira.

Ela ainda ressaltou a presença de alunos do sertão que, através dos editais, puderam se interessar e participar de inovação e iniciativas como essa.

Eitic 2021Para encerrar a abertura do evento, uma palestra do professor de biologia Giancarlo de Brito Lyra Santos, intitulada ‘Vírus em animais e vegetais: os desafios do século vinte e um’, trazendo a relação deles com as doenças virais em humanos. Também foram apresentados os conceitos de vírus, suas diferenciações, soluções e existências na sociedade.

Acompanhe a programação completa do Eitic.