Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Programação do Eitic contará com apresentação de 80 trabalhos de iniciação científica do Ifal
conteúdo

Notícias

Programação do Eitic contará com apresentação de 80 trabalhos de iniciação científica do Ifal

Abertura da oitava edição teve palestra sobre vírus e ocorrerá em formato online e gratuito

publicado: 02/08/2021 17h26, última modificação: 02/08/2021 17h26

Nesta segunda-feira (02) ocorreu a abertura da oitava edição do Encontro de Inovação, Tecnologia e Iniciação Científica (Eitic) do Instituto Federal de Alagoas. O evento, que ocorre pela segunda vez consecutiva em formato online, é gratuito e apresenta os trabalhos de pesquisa dos estudantes do instituto.

A oitava edição do Eitic acontece entre os dias 02 e 13 de agosto e reúne mais de oitenta projetos de iniciação científica e tecnológica realizados entre 2020 e 2121. Os trabalhos serão apresentados e julgados por uma banca avaliadora, que fornecerá a avaliação final.

O caráter gratuito do evento visa promover para toda a comunidade o acesso de conhecer os projetos desenvolvidos dentro do Ifal, selecionados pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPPI) para os programas institucionais de bolsas de iniciação científica e de iniciação em desenvolvimento tecnológico e inovação.

A programação conta com atividades ao vivo transmitidas pelo canal da PRPPI no Youtube com palestras, oficinas e mesas redondas. As apresentações dos ocorrerão via plataforma do Google Meet.

Eitic 2021Estiveram presentes no evento a pró-reitora de pesquisa, pós-graduação e inovação, Eunice Palmeira, e o presidente da comissão organizadora do VIII Eitic e chefe do departamento de pesquisa e inovação em exercício, Eugênio Bastos da Costa.

Em suas falas iniciais, eles defenderam a realização do evento em tempos de negacionismo científico, principalmente pelo fato dele ser acessível e ter uma boa quantidade de projetos sendo apresentados.

"Hoje é um dia muito especial para todos que fazem a PRPPI e quem fez esse evento acontecer. O Eitic é algo muito importante para quem faz pesquisa no país. Cada evento desses é muito importante para dar visibilidade as pesquisas, desenvolvimento tecnológico, inovação e que tentam achar soluções que podem melhorar a qualidade de vida e desenvolvimento de pessoas", relatou a pró-reitora Eunice Palmeira.

Ela ainda ressaltou a presença de alunos do sertão que, através dos editais, puderam se interessar e participar de inovação e iniciativas como essa.

Eitic 2021Para encerrar a abertura do evento, uma palestra do professor de biologia Giancarlo de Brito Lyra Santos, intitulada ‘Vírus em animais e vegetais: os desafios do século vinte e um’, trazendo a relação deles com as doenças virais em humanos. Também foram apresentados os conceitos de vírus, suas diferenciações, soluções e existências na sociedade.

Acompanhe a programação completa do Eitic.