Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Programa seleciona estudantes brasileiros para intercâmbio em países do Hemisfério Norte

Selecionados receberão bolsas para ajuda de custos
por Jhonathan Pino publicado: 19/12/2023 09h37, última modificação: 19/12/2023 09h39

O Programa AFS Global STEM Academies está com inscrições abertas para a realização de intercâmbio destinado a estudantes de 18 países. Elas acontecem até 15 de janeiro de 2024. Para o Brasil, serão selecionados 10 bolsistas, que poderão vivenciar a cultura nos Estados Unidos, Egito, China e Índia, no verão do hemisfério norte.

O programa oferece vivência em grupo, oficinas de aprendizagem intercultural e atividades nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática, entre os meses de julho e agosto, com o auxílio de bolsas integrais.

De acordo com o pleito, podem candidatar-se estudantes brasileiros que estejam cursando o ensino médio em escola pública ou particular em 2024, que tenham de 15 a 17,5 anos, na data prevista para começar o programa (nascidos entre: 1 de setembro de 2006 e 1 de abril de 2009).

Também são requisitos da seleção que os estudantes nunca tenham sido reprovados; nível de intermediário de inglês (já que todas as atividades do intercâmbio serão ministradas em inglês); bom desempenho em STEM: ciências, química, física e matemática (média 7 ou acima); a autorização e apoio da família, além de acesso a um computador, smartphone ou outro dispositivo digital para acessar o conteúdo do programa virtual, com webcam e microfone integrados para participação em sessões de diálogo online, internet estável ou conexão wi-fi.

Os interessados devem se inscrever por meio da página do Programa, até o dia 15 de janeiro de 2024. Ali, o candidato deve preencher o formulário on-line, com informações pessoais, educacionais e de saúde e enumerar a preferência dos destinos disponíveis: entre Egito, China, Índia ou Estados Unidos.

Dos candidatos inscritos, serão realizadas entrevistas com 30 semifinalistas, para conhecê-los e verificar o conhecimento do idioma inglês. Os nomes dos bolsistas e suplentes selecionados serão divulgados no site no dia 16 de fevereiro de 2024.

Apesar de parceiro do AFS, o Instituto Federal de Alagoas (Ifal)  não está envolvido no processo de inscrição e seleção de candidaturas. Todas as informações sobre requisitos de inscrição, datas do programa e mais detalhes sobre as etapas estão disponíveis na página do AFS Intercultura Brasil.