Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Programa Sakura: aluno do Campus Santana retorna após ida ao Japão

Programa Sakura: aluno do Campus Santana retorna após ida ao Japão

publicado: 19/05/2023 08h52, última modificação: 19/05/2023 08h53

Por Isabelle Guedes *

Após trocas de experiência no Japão, o aluno do João Thomaz Braga, do curso técnico em administração integrado do Campus Santana do Ipanema, retornou a Alagoas. Ele participou do programa Sakura Science High School Program, que ocorreu entre os dias 17 a 22 de abril, na cidade de Tokyo.

Durante o intercâmbio, os estudantes fizeram visitas a universidades e centros de pesquisas, participaram de seminários e outras atividades, juntamente com alunos japoneses do ensino médio e de outros países que fazem parte do programa.

Além dos discentes japoneses, participaram do programa alunos do Chile, Argentina, Nepal, Sri Lanka e Taiwan. Outros 10 brasileiros, 2 professores e 8 alunos de todas as regiões do Brasil, também embarcaram para o Japão.

Tokyo Metropolitan Fuji HSJoão Thomaz foi o primeiro alagoano a participar e compartilhou um pouco da sua experiência, que diz ter sido inesquecível. ‘’Foi sem dúvidas a melhor experiência da minha vida, daquelas coisas que não tem como esquecer e que significa muito para o meu futuro acadêmico, já estou colhendo frutos por essa conquista’’, conta.

A troca cultural foi um dos pontos levantados pelo estudante. Por estar em um ambiente com pessoas de vários lugares do mundo, ele pôde ter contato com outras culturas “A conexão que tive com os demais brasileiros e participantes dos outros países. Há alguns meses não imaginaria que durante minha semana seria comum conversar com asiáticos. Pude praticar espanhol com os argentinos, fazer um tsuru (origami), aprender a usar o hashi. Também tivemos a oportunidade de conhecer culinárias de diversos países’’, comentou.

O programa Sakura tem como objetivo contribuir para desenvolvimento da ciência e tecnologia global com o apoio de jovens talentos de 14 países e regiões do mundo.

“Impulsionar o Sakura é impulsionar os grupos de estudos olímpicos, a participação em eventos, o desenvolvimento de projetos de pesquisa e extensão, desempenho acadêmico e os estudos de idiomas, todos essenciais para ter uma oportunidade do tipo’’, compartilha o estudante João Thomaz.

O programa também possibilita o convívio com estudantes do mundo inteiro e compartilhamento de experiências