Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Programa Partiu IF lança edital para seleção de monitores
conteúdo

Notícias

Programa Partiu IF lança edital para seleção de monitores

Edital oferece 48 vagas para estudantes do Ifal
publicado: 03/04/2025 12h19, última modificação: 03/04/2025 13h57

Samuel Pontes - Estagiário de Jornalismo*

O Programa Partiu IF, por meio da Pró-reitoria de Extensão (Proex), divulgou, nesta quinta-feira (3), o Edital nº 07/2025, com a oferta de vagas de monitoria para alunos matriculados em cursos técnicos, graduação e pós-graduação do Instituto Federal de Alagoas (Ifal). As inscrições são gratuitas e deverão ser feitas entre 04 e 09 de abril, por meio do preenchimento de formulário online específico para cada campus.

Os selecionados terão a função de auxiliar os professores em atividades pedagógicas, preparando materiais e organizando a sala de aula, entre outras atividades, com o objetivo de oferecer aprendizagem voltada para a recuperação de estudantes do 9° ano do Ensino Fundamental, matriculados em escolas públicas.

Ao todo, são 48 vagas distribuídas entre as 16 unidades da instituição, sendo destinadas três oportunidades para cada unidade, para a realização de atividades nos componentes curriculares de Ciências da Natureza, Língua Portuguesa e Matemática, com carga horária semanal de 10 horas e uma bolsa remuneração no valor de R$700 mensais. 

Critérios de inscrição

Os links para a realização da inscrição estão listados no edital nº 07/2025, onde o interessado poderá encontrar o formulário online específico para campus do qual faz parte.

De acordo com o pleito, somente serão admitidos os estudantes que se adequarem ao seguintes requisitos básicos: ser aluno regularmente matriculado em um dos campi do Ifal, até o término do programa, referentes aos meses de abril e novembro de 2025; ter cursado no mínimo o segundo período nos cursos técnicos integrados, EJA/EPT, subsequente e cursos superior ou ser aluno de graduação ou pós-graduação; estudar no turno inverso ao que dará a monitoria; não receber outra bolsa de programas e inserir todos os dados requisitados e anexar a documentação exigida no ato da inscrição.

A seleção dos alunos será realizada pela comissão de avaliação do campus do qual o candidato se inscreveu, por meio da contagem de pontos que pode ser conferido no 6.0 item do edital. O período de avaliação das candidaturas se dará entre 10 e 15 de abril tendo resultado preliminar divulgado no dia (16), e logo no dia seguinte o período de apresentação dos recursos (17) e o resultado final será divulgado no dia 22 do mesmo mês. 

*Sob a supervisão de Jhonathan Pino, jornalista