Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Programa oferta bolsa de intercâmbio de curta duração no Japão

Programa oferta bolsa de intercâmbio de curta duração no Japão

Imersão é voltada para alunos do Ensino Médio e que tenham o básico do japonês

por Jhonathan Pino publicado: 29/06/2022 10h39, última modificação: 29/06/2022 10h39

Estão abertas até o próximo dia 12 de julho, as inscrições para o Bolsa Japão 2022, programa de intercâmbio financiado pelo governo japonês que irá levar aluna/o do ensino médio para um mês de inserção no país asiático, por um curto período de tempo.

Além das passagens aéreas internacionais, os selecionados terão direito a seguro médico; hospedagem e alimentação na casa de família; colocação no ensino médio em escola japonesa; livros escolares; transporte casa-escola e orientação. As inscrições acontecem por meio de formulário eletrônico.

Processo seletivo

Para participar, é necessário estar cursando o primeiro ou o segundo ano do ensino médio em 2022; ter entre 15.6 e 18.6 anos em novembro de 2022; ter médias acima de 8 ou ter conceitos entre B ou A em todas as matérias do histórico escolar, além do nível básico completo no idioma japonês e inglês.

O processo seletivo será realizado através de redação; carta de apresentação, demonstrando interesse em viver uma experiência intercultural; vídeo em japonês de um minuto, em que o candidato aborda seus interesses, e porque você quer viajar para o Japão; comprovante de que finalizou o nível básico de japonês; boletim ou histórico com notas dos últimos três anos; carta de recomendação de um responsável no seu colégio e envio dos três últimos contracheques, declaração anual da IRPF ou três últimos recibos de RPA ou Documento equivalente de ambos os responsáveis legais.

O resultado será divulgado no dia 18 de julho e os alunos classificados passarão por entrevista, juntamente com a família. No final, será selecionado um estudante e outro ficará como suplente.

A previsão de embarque é no dia 25 de outubro de 2022 e retorno, no dia 27 de novembro do corrente ano.

Mais informações podem ser buscadas na página da AFS Internacional.