Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Programa Jovens Embaixadores seleciona estudantes para intercâmbio nos Estados Unidos; saiba como participar
conteúdo

Notícias

Programa Jovens Embaixadores seleciona estudantes para intercâmbio nos Estados Unidos; saiba como participar

30 jovens brasileiros da rede pública serão selecionados para participar da 30ª Conferência da ONU sobre as mudanças climáticas
publicado: 13/08/2024 18h29, última modificação: 13/08/2024 18h29

Por Isabelle Guedes, estagiária de Jornalismo*

Alunos da rede pública que têm interesse em participar de um intercâmbio, a oportunidade é agora! As pré-inscrições para o Programa Jovens Embaixadores 2025 estão abertas. A ação é uma iniciativa oficial do Departamento de Estado norte-americano e, no Brasil, é coordenado pela Embaixada e Consulados dos Estados Unidos da América e implementado pela Associação Grupo Mais Unidos. Na ação do próximo ano, o programa selecionará 30 jovens brasileiros engajados em ações de impacto social voltadas para o combate às mudanças climáticas, para participar da 30ª Conferência da ONU sobre o assunto, que acontecerá entre os dias 11 e 25 de janeiro de 2025.

Para participar do projeto são necessários alguns pré-requisitos: ter nacionalidade brasileira; idade entre 15 e 18 anos durante a duração do programa; cursar ensino médio na rede pública brasileira (no mínimo 1º ano do ensino médio em 2024); ter boa fluência oral e escrita em inglês; jamais ter viajado para os Estados Unidos e ter pouca ou nenhuma experiência anterior no exterior; os estudantes também devem ter renda familiar per capita até R$ 2.000,00, bom desempenho escolar e estar atualmente engajado por pelo menos três meses em iniciativa de impacto social voltada necessariamente para ações de combate às mudanças climáticas.

O projeto está na fase de pré-inscrições e os interessados devem acessar o link http://www.jovensembaixadores.org.br/ até o dia 3 de setembro, se inscrever e em seguida vão receber uma resposta automática informando se possuem, ou não, todos os pré-requisitos exigidos e se podem seguir adiante no processo seletivo. Aprovados nas etapa de documentação, devem seguir pra etapa de avaliação escrita em inglês, depois a entrevista oral, também realizada em inglês. Após todas as etapas realizadas, a Embaixada e Consulados dos EUA anunciam oficialmente o resultado do processo seletivo.

Com exceção do custo referente à emissão do passaporte, todas as despesas inerentes à participação no Programa Jovens Embaixadores são custeadas pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos e pela Embaixada dos Estados Unidos no Brasil.

Confira o edital completo.

Confira o cronograma com as etapas e atividades do programa.

*Sob a supervisão de Elaine Rodrigues, jornalista.