Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Programa do Ifal inicia capacitação para mulheres com deficiência

Programa do Ifal inicia capacitação para mulheres com deficiência

publicado: 09/10/2015 00h06, última modificação: 09/10/2015 00h11

"A partir de agora vocês são alunas do Instituto Federal de Alagoas". Com essas palavras, a gestora do Mulheres Mil do Ifal, Luiza Jaborandy, deu as boas-vindas a 40 novas alunas do programa, na aula inaugural realizada na sede da Associação de Deficientes Físicos de Alagoas - Adefal, em Maceió, na tarde de quarta-feira (7).

O momento marcou o início dos cursos profissionalizantes para mulheres com deficiência e algumas familiares de pacientes em tratamento na Adefal. As capacitações ofertadas são na área de confecção de bijuterias e de preparação de doces e conservas.

Segundo Jaborandy, o grande desafio do módulo inicial de aulas será o empoderamento dessas alunas. "Muitas mulheres se acostumaram a não ter... A não ter direitos, a não ter sonhos. Mas é preciso despertar e perceber que nós podemos sim, que somos capazes de fazer tudo aquilo que desejarmos", discursou, convocando as mulheres presentes a aproveitarem a oportunidade de crescimento profissional.

Entre as novatas, Maria Lucidalva Farias e sua filha, Mayana Farias, comemoraram as vagas conquistadas. Pela primeira vez, as duas vão passar pela experiência de estudar juntas. "A minha expectativa é de muito sucesso quando concluir o curso, quero produzir e vender bem", disse a mãe.

O presidente da Adefal, João Ferreira Lima, em sua fala, destacou o propósito da instituição de preparar as pessoas com deficiência, mas de forma a ir além da profissionalização e integrá-las no convívio social. Por isso, de acordo com ele, a parceria com o Mulheres Mil "veio a calhar".

A coordenadora de Inclusão no Mercado de Trabalho da Adefal, Telma Albino, também reforçou o caráter reabilitador da entidade. Ela defendeu que a Adefal é "uma casa que acolhe e que, como o Mulheres Mil, faz a mudança na vida das pessoas".

Após os pronunciamentos, a equipe de gestão local e os professores da unidade Adefal foram apresentados ao público. O evento encerrou com a entrega dos kits de bolsa e material escolar às estudantes.

Atuação do programa

O Mulheres Mil é uma iniciativa do governo federal, vinculada ao Pronatec, com foco na emancipação social e econômica de milhares de brasileiras excluídas do mercado de trabalho, moradoras de comunidades carentes ou com baixo nível de escolaridade.

Em Alagoas, o programa oferta capacitação profissional para mulheres nos municípios de Maceió, Capela, Viçosa, Poço das Trincheiras, Santana do Ipanema, Coruripe, Arapiraca, Branquinha, Estrela de Alagoas, Batalha e Igaci. Novos cursos estão em fase de implantação em Igreja Nova e Major Isidoro.

registrado em: