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Programa de Residência Pedagógica do Ifal recebe inscrições de 5 a 11 de outubro
Objetivo é selecionar licenciandos residentes e professores preceptores
O Programa de Residência Pedagógica do Instituto Federal de Alagoas - Ifal torna público, nesta sexta-feira (2), a abertura de processo seletivo para oferta de bolsas de residência pedagógica a estudantes de licenciatura do Ifal e a docentes da Educação Básica nas redes públicas municipal, estadual ou federal de Alagoas, que lecionem nas escolas especificadas no certame e desejem atuar como preceptores, acompanhando os estudantes residentes nas escolas-campo. São dois editais, uma para cada segmento, e as inscrições em ambos vão de 5 a 11 de outubro.
No Edital Nº 195/2020/Proen/DAP, podem concorrer alunos regularmente matriculados nos cursos de licenciatura de Ciências Biológicas, Física, Letras/Português, Matemática e Química do Ifal, interessados em atuar como bolsistas residentes.
Nessa categoria, são 120 vagas distribuídas nas cidades de Maceió, São José da Laje, Palmeira dos Índios, Arapiraca e Penedo, nas modalidades presencial ou a distância. O formulário de inscrição ficará disponível, no prazo estipulado, neste link. A bolsa ofertada é no valor de R$400,00 mensais e vigência de 18 meses. para aqueles candidatos selecionados mediante entrevista e análise da documentação.
Já o Edital Nº196/2020/Proen/DAP, voltado a docentes das licenciaturas mencionadas, oferta 12 vagas com bolsas no valor mensal de R$ 765,00, também em vigência de 18 meses. As inscrições devem ser feitas neste endereço eletrônico. O processo de seleção envolve entrevista, produção de Carta de Intenção e análise da documentação.
O resultado dos editais está previsto para o dia 30 de outubro e o início das atividades, para 9 de novembro de 2020.
Sobre a Residência Pedagógica - Trata-se de um programa institucional com foco na imersão planejada e sistemática de discentes de licenciatura em ambiente escolar, buscando a vivência aprofundada e a experimentação de situações concretas do cotidiano da escola e da sala de aula, que servirão de objeto de reflexão e de articulação entre teoria e prática na formação docente.