Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Programa de Formação coloca novos servidores em contato com equipes sistêmicas do Ifal

Atividade de dois dias busca contextualizar os recém-chegados sobre missão institucional
publicado: 31/10/2023 10h11, última modificação: 31/10/2023 10h11

Teve início nesta segunda-feira (30) o Programa de Formação de Novos Servidores do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), no auditório Oscar Sátyro, no Campus Maceió Organizado pelo Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP), o evento reúne cerca de 80 servidores de todos os campi, chegados à instituição no último ano, para um contato com as áreas sistêmicas e acesso as informações essenciais ao seu dia a dia no Instituto.

A coordenadora de Desenvolvimento de Pessoas, Carolina Gonçalves, explica que o evento tem o propósito de dar o start no serviço público, para que o novo servidor tenha as informações básicas do que é a instituição e saiba a razão de suas atividades, além de integrá-los.

“A ideia é que passe por todas as áreas do Instituto em apenas dois dias, de modo que não fique cansativo. Então a gente fez painéis temáticos, como de avaliação, progressão e desempenho, saúde e afastamentos. Como são assuntos que envolvem várias áreas, a gente entendeu que seria interessante que fossem colocados na programação”, detalhou Carolina.Reitor Carlos Guedes reforça papel dos servidores na transformação de vidas dos estusntes do Ifal.JPG

Na abertura do evento, o reitor Carlos Guedes antecipou as falas das equipes, contextualizando-os sobre a missão do Ifal. “70% dos nossos estudantes são oriundos de escolas públicas. São eles que vocês vão ajudar a ter suas vidas transformadas, com a promoção de uma educação pública de qualidade e socialmente referenciada”, pontuou o gestor.

Ele foi seguido pela Diretora de Gestão de Pessoas (DGP), que estabeleceu uma dinâmica em que convidou os servidores a expressarem a diferença de suas impressões sobre a instituição entre a posse e o momento atual.

Adriana Nogueira reforçou que servidores não devem fazer apenas o que gostam, mas o que a missão institucional exige.JPG“Às vezes estamos mergulhados na rotina do dia a dia e não percebemos a contribuição que temos para a concretização do todo, que é a missão de transformar vidas. Hoje estou em um momento de atuação sistêmica, mas já atuei como psicóloga no Campus Piranhas, e ali podia ouvir os sonhos e anseios dos estudantes. Lidava com estudantes que não tinham a oportunidade de tomar o café da manhã”, recordou-se a gestora.

Adriana comentou que por se tratar de uma de uma instituição complexa, os servidores muitas vezes não conhecem todas as áreas e oportunidades de atuação, por isso o entendimento da importância dessa formação inicial. “É claro que esse evento não irá abordar todas as informações com que vocês terão que lidar, mas queremos contextualizá-los”, reforçou.

Representantes das pró-reitorias de Ensino, Extensão e de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação apresentaram respectivas funções institucionais.JPGAinda pela manhã a diretora de Articulação de Ensino da Pró-reitoria de Ensino (Proen), Patrícia Borsato; o diretor de Pesquisa e Inovação da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PRRPPI), Eugênio Bastos e a assessora da Pró-reitoria de Extensão, Maria Betânia Vilar, estiveram à frente do primeiro painel do dia “A indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão no âmbito do Ifal”. Os três abordaram os organogramas e serviços prestados pelas pró-reitorias.

“Gosto de abordar a equipe que compõe a Proen, porque vocês podem notar a diversidade dos servidores, que vêm de diferentes campi e trazem consigo as demandas e perspectivas encontradas nas realidades de cada unidade”, pontuou Borsato.