Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Profuncionário: período de matrícula para candidatos selecionados deverá ser anunciado em breve
conteúdo

Notícias

Profuncionário: período de matrícula para candidatos selecionados deverá ser anunciado em breve

Cronograma será divulgado no site do Ifal e, também, no e-mail cadastrado na inscrição
publicado: 02/02/2026 17h27, última modificação: 02/02/2026 17h27

Por Alexandre Abreu

O Ministério da Educação (MEC) deverá anunciar, em breve, o período de matrícula para os candidatos selecionados para ingressar nos cursos técnicos a distância ofertados pelo Instituto Federal de Alagoas (Ifal), por meio do Programa de Formação Inicial de Profissionais da Educação Básica (Profuncionário). A informação foi confirmada nesta segunda-feira (02), pela pró-reitoria de Ensino (Proen) do Ifal.

“O Ifal está aguardando diretrizes do MEC para disponibilizar o período oficial de matrículas. Com isso, os candidatos classificados serão informados no site do instituto federal e, também, pelo e-mail cadastrado na inscrição”, afirmou a pró-reitora de Ensino, Cledilma Costa.

A gestora lembrou ainda que o Edital 11/2025, que traz toda a regulamentação e informações sobre o processo seletivo para os cursos técnicos subsequentes em Alimentação Escolar (campi Maceió e Girau do Ponciano) e Secretaria Escolar (Campus Maceió), sofreu uma retificação em seu cronograma (item 7), alterando o resultado final de 21 para 26 de janeiro e deixando na condição de “a definir” o prazo para efetivação das matrículas.

>> Confira aqui o edital retificado

>> Confira aqui o resultado final

 Sobre o programa

O programa Profuncionário tem como finalidade promover a educação profissional e tecnológica de funcionários que atuam nos sistemas de ensino públicos da educação básica. Além de valorizar, possibilita o acesso desses trabalhadores à Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e contribui para a redução de desigualdades sociais e econômicas.

Por meio desta iniciativa, o governo federal busca, ainda, incentivar a profissionalização específica considerando a área de atuação individual e coletiva no contexto pedagógico da unidade escolar, fortalecer a identidade profissional dos funcionários da escola pública da educação básica e estimular a elevação da escolaridade desse público-alvo.