Notícias
Profissionais recebem formação diferenciada para atuar em programa de capacitação feminina do Ifal
Como lidar com mulheres em situação de vulnerabilidade em sala de aula? Durante os dias 5, 6 e 7 de dezembro, profissionais aprovados para atuar na pactuação 2017.2 do Mulheres Mil, programa de capacitação feminina executado pelo Instituto Federal de Alagoas - Ifal, discutiram essa questão na Formação de Gestores na Metodologia de Acesso, Permanência e Êxito do programa, ocorrida na Faculdade Alagoana de Tecnologia, no bairro da Serraria, na capital alagoana.
Os participantes do evento tiveram acesso a debates sobre gênero e empoderamento da mulher, a exemplo da palestra da professora Elaine Rapôso, com o tema "Fortalecendo-se com a diversidade: práticas de inclusão no Mulheres Mil". A programação englobou ainda a divisão e apresentação de grupos de trabalho, dinâmicas, além de orientações acadêmicas e administrativas para a execução das atividades nos 18 municípios onde o programa abriu oferta de cursos recentemente.
"As informações foram precisas, claras e o ambiente bastante descontraído, fazendo do momento de aprendizagem algo prazeroso. Acredito que iremos colher bons frutos", afirmou Aline Silva, uma das profissionais capacitadas. Por meio da iniciativa, equipes de gestão local do programa também receberam manuais, formulários, fluxogramas, check list e outras ferramentas elaboradas por supervisores administrativos lotados na Reitoria do Instituto para facilitar os trâmites operacionais das respectivas unidades de ensino.
Como o programa Mulheres Mil é destaque pelo estímulo ao empreendedorismo e à formação cidadã, através de componentes curriculares como inclusão digital, saúde e direitos da mulher, economia solidária e relações interpessoais, a Formação de Gestores 2017 abrangeu, de acordo com a gestora institucional Luiza Jaborandy, estratégias capazes de articular o despertar da mulher para a importância do seu papel na sociedade, "do resgate dos seus sonhos, da sua autoestima, da sua escolaridade e da sua inclusão produtiva".
O início das aulas nos cursos ofertados pela pactuação 2017.2 está previsto para este mês de dezembro.