Notícias
Profissionais planejam atualizações na política de assistência estudantil do Ifal
Assistentes sociais, psicólogos e outros profissionais do Instituto Federal de Alagoas - Ifal estão mobilizados para atualizar a política de assistência estudantil do instituto. A pretensão é modernizar a atuação do Ifal no atendimento às demandas garantidoras da permanência e do êxito do aluno nos cursos ofertados.
Desde o início do ano, a Diretoria de Políticas Estudantis (DPE) tem realizado debates e capacitações com essa finalidade. Na primeira quinzena de abril, foi promovido um encontro, no Ifal Piranhas, com dezenas de profissionais da Assistência Estudantil dos diversos campi do instituto.
Conforme Adriana Paula Nogueira, coordenadora de projetos de políticas estudantis do Ifal, o grupo discutiu como aperfeiçoar os programas de assistência sem fragmentação entre as categorias. "Deliberamos que, a partir de agora, os programas terão um viés interdisciplinar, integrando as áreas de psicologia, assistência social, nutrição, medicina, odontologia e enfermagem", detalhou a servidora.
Capacitação
Também o Programa de Assistência aos Estudantes com Necessidades Educacionais Específicas, serviço vinculado à DPE, está buscando avanços para suas práticas, por meio do diálogo e da troca de saberes. No último mês, coordenações e composições dos Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napnes) dos campi se reuniram, na Reitoria do Ifal, para conversar a respeito da Lei de Cotas para Pessoas com Deficiência, da contratação de intérprete de libras e da aquisição de tecnologia assistiva.
Na ocasião, os profissionais participaram de uma capacitação com a especialista em Educação Especial Inclusiva, Maria Fabiana Lisboa. A palestrante é psicóloga e falou sobre o tema Deficiência Intelectual.