Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Professores e estudantes do Ifal apresentam pesquisas no Encontro Nacional das Licenciaturas

Programação conta com Seminário Nacional do Pibid e do Programa Residência Pedagógica
por Elaine Rodrigues publicado: 07/12/2023 16h06, última modificação: 07/12/2023 17h08

Pesquisas e atividades desenvolvidas por professores e estudantes do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) são apresentadas no IX Encontro Nacional das Licenciaturas, que é realizado até essa sexta-feira, 8, em Lajeado, no Rio Grande do Sul. O evento proporciona o diálogo entre pesquisadores e profissionais da educação, e este ano tem como tema “Democracia e Direitos Humanos na Formação Docente: (Re)construção das políticas educacionais”.

De acordo com os professores Maria Aparecida Silva, coordenadora do Programa de Residência Pedagógica do Ifal, e Fábio José dos Santos, coordenador do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) do Ifal, o Enalic promove discussões sobre a formação e a valorização da profissão de docente. Nesse espaço de debates, os participantes compartilham pesquisas e experiências por meio de projetos de ensino, de pesquisa e de extensão. Os professores contam que todos os participantes do Ifal estão apresentando trabalhos realizados com o apoio da instituição.

As ações apresentadas no Enalic tiveram início em novembro de 2022. “O evento oportuniza a socialização das ações realizadas, bem como o intercâmbio de conhecimentos resultantes da participação dos docentes e discentes desta IES [Instituição de Ensino Superior] nas atividades de sessão de comunicação, minicurso, oficina, mesa-redonda, palestra, conferência, reunião com a Capes [Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior], assembleia e sessão plenária do Forpibid-RP [Fórum Nacional de Coordenadores Institucionais dos Programas Pibid e Residência Pedagógica], contribuindo com o enriquecimento dos agentes que atuam nos cursos de licenciatura do Ifal, nas cinco áreas de oferta desses cursos”, destaca Maria Aparecida.

Também participam do Enalic os professores Christiane Batinga Agra, Joana D’Arc Ferreira de Macêdo, Carlos Henrique Almeida Alves, Rosângela Nunes de Lima, Antônio Albuquerque de Souza, Eduardo Lima dos Santos, José Eloi Nascimento dos Santos, Edmar Marinho e Martha Andrea dos Santos Lima, do Campus Maceió e do Campus Batalha. E os estudantes que também foram prestigiar o evento são: José Tadeu Mendes Pereira Júnior, Jhonata Gabriel Nougueira Rodrigues, Sidney José dos Santos, Pauliane Leite da Silva, Lívia Manuela Silva dos Santos Mulatinho, Cleverton Micael Candido Aguiar, Willian Pereira dos Santos, Valdilene da Silva Lira e Viviane da Silva Vanderley. Além desses, outros docentes e estudantes participaram do evento de forma remota, inclusive apresentando pesquisas, que serão publicadas, posteriormente, nos anais do evento.

Os programas Pibid e Residência Pedagógica do Ifal fomentam a formação inicial docente e estão vinculados à Capes. Mais informações sobre eles aqui!