Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Professores do Ifal participam de capacitação em empreendedorismo

Professores do Ifal participam de capacitação em empreendedorismo

publicado: 24/08/2017 16h30, última modificação: 24/08/2017 23h46

Com informações da Agência Sebrae de Notícias

Nesta quinta-feira, 24, cerca de 20 docentes do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) finalizaram uma capacitação voltada para o incentivo do empreendedorismo entre jovens estudantes do Ensino Médio. Foram quatro dias de atividades do curso Despertar, ofertado pelo Programa de Educação Empreendedora do Sebrae Nacional, no Campus Batalha.

A capacitação, que visa proporcionar aos estudantes do ensino médio uma visão ampla do empreendedorismo, englobando a cooperação, a cidadania e a ética, foi ofertado aos docentes, para que em um momento posterior eles possam sensibilizar seus alunos para valores como proatividade e o comprometimento com o desenvolvimento pessoal e profissional deles. Durante quatro dias, professores dos campi Arapiraca, Batalha e de Santana do Ipanema participaram de dinâmicas, com a mediação do consultor credenciado ao Sebrae em Alagoas, Clodoaldo Nascimento.

Essa é uma metodologia vivencial, com base no Seminário Empretec, e a principal abordagem é a mudança comportamental, com o foco nas características de um empreendedor de sucesso, defendidas pela Organização das Nações Unidas (ONU). A ideia é preparar os professores para que eles transmitam esse conhecimento para seus alunos, tornando-os mais autônomos e éticos, atuando de forma proativa, buscando resultados e novos objetivos de vida. Seja no convívio empresarial, pessoal ou no mercado de trabalho, como colaborador de uma empresa ou funcionário público, mas que tenha atitude empreendedora em qualquer área de atuação”, frisou Clodoaldo.

De acordo com Isabel Barcellos, analista da Unidade de Soluções e Educação Empreendedora (USEE) do Sebrae em Alagoas, essa atividade é apenas o início do ciclo do Curso Despertar no estado, em 2017. A oportunidade serviu para estreitar os laços com o Ifal. Para nós, é motivo de alegria iniciar esse trabalho aqui no Ifal. Desde quando começamos a aplicar o Despertar no estado, tínhamos o interesse de implantar o curso em algum campus do Ifal, no interior, e agora conseguimos. Isso é muito importante para que os alunos possam pensar o futuro, ter novas expectativas para trabalhar e viver melhor”, pontuou Isabel.

O diretor do Campus Batalha, Marcos Serafim, lembrou que a unidade já vem realizando atividades na disseminação de conhecimento referente ao empreendedorismo, por meio de eventos como o Avant IF,  realizado em 2016, quando a unidade obteve 35% das inscrições do estado.

"O foco do empreendedorismo, da inovação, da criatividade, da invenção e de ter o próprio negócio pode ser a resolução de vários problemas em nossa sociedade. Se a gente não iniciar essa mobilização com os professores, vamos repetir modelos que utilizávamos em outras épocas, a mentalidade de outras gerações. O paradigma tem que ser outro, e os professores têm que se preparar para lançá-lo. Aqui em Batalha, nós já demos o pontapé inicial, e nossos professores e alunos sabem a importância de ser um empreendedor ", disse o diretor do Campus Batalha.

registrado em: