Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Professores de curso técnico do Ifal divulgam curso entre artesãos

Professores de curso técnico do Ifal divulgam curso entre artesãos

publicado: 26/04/2018 13h29, última modificação: 27/04/2018 10h05

Faltando menos de um mês para o fim das inscrições para o Curso Técnico Integrado em Artesanato, do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), professores  vêm promovendo encontros com artesãos da Grande Maceió para divulgar e prestar informações. Nas duas últimas semanas, foram visitadas as rendeiras de singeleza, da Associação Artecer, localizada no município de Paripueira, e nesta segunda-feira, 23, foi a vez das bordadeiras do Bordazul terem mais detalhes sobre a oportunidade, que é ofertada pelo Campus Maceió, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos.

No Sesc Guaxuma,  Juliana Aguiar e Ana Cristina Limeira chamaram a atenção para os prazos e etapas pelos quais os candidatos devem passar. “As inscrições finalizam no próximo dia 18 de maio e na mesma semana iniciamos a seleção simplificada, que será composta por uma entrevista com os artesãos. Ali, eles deverão falar sobre os processos produção de uma de suas obras”, lembrou Ana Cristina, coordenadora do curso.Bordadeiras do litoral norte alagoano são estimuladas a participar do curso.JPG

Realizado no Campus Maceió há cerca de 10 anos, o curso técnico em Artesanato abre novas turmas a cada 18 meses e é voltado para jovens e adultos que tenham Ensino Fundamental completo ou Médio incompleto. De caráter interdisciplinar e com três anos de duração, ele possibilita a integração dos conhecimentos entre disciplinas de formação geral, como Português, Matemática e Biologia e os conhecimentos técnicos da área. Durante os três anos de curso, os alunos terão acesso a disciplinas voltadas para o estudo das cores, a metodologia do trabalho e a criação.

“A gente não ensina a fazer artesanato, porque quem já têm esses saberes são os próprios alunos. A ideia é a profissionalização do artesão mesmo, e a gente trabalha para isso por meio de aulas como empreendedorismo, qualidade do produto e atribuição de preços, de forma que eles possam integrar os saberes e agregar valores aos seus produtos”, pontuou Juliana, professora do curso.Rendeiras de Paripueira ficaram com a missão de repassar para outros artesãos as informações sobre o curso Técnico do Ifal.JPG

De acordo com Ana Cristina, ele foi criado com o intuito de atender aqueles adultos que estejam fora da sala de aula há algum tempo e que agora queiram retornar, agregando o conhecimento profissional que possuem e a aquisição de um nível escolar maior, por isso, o seu ritmo é diferenciado dos demais cursos do Ifal e pensado exclusivamente para esse público.

No próximo sábado, 26, no período da tarde, as mesmas professoras estarão no Sesc Poço, para esclarecer os interessados sobre o curso. Em seguida, serão visitados os artesãos do Pontal, na manhã desta segunda-feira, 30, além do Pavilhão e da Feirinha do Artesanato da Pajuçara, no dia 4 de maio.

As inscrições acontecem na coordenadoria do curso, no Campus Maceió. Confira o Edital.

registrado em: