Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Professores comentam como cursos técnicos de Agropecuária do Ifal mudaram suas vidas
conteúdo

Notícias

Professores comentam como cursos técnicos de Agropecuária do Ifal mudaram suas vidas

Egressos saíram de realidades adversas e hoje são docentes do campus onde se formaram

publicado: 15/10/2019 10h13, última modificação: 17/10/2019 10h27

Adriana Cirqueira e Jhonathan Pino - jornalistas 

Há 108 anos, uma escola de Satuba vem fornecendo à sociedade alagoana a maior parte dos profissionais da área de Agropecuária, no estado. Uma tradição que foi incorporada ao Instituto Federal de Alagoas (Ifal), em 2008, com a união da Escola Agrotécnica Federal de Satuba (EAFS) e do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet). Mas foi com a expansão da Rede dos Institutos Federais, na última década, que a instituição passou a contar com dezenas de docentes formados naquela unidade. Conheça três delas, em mais uma reportagem da série “2ª Casa”.

O professor Anselmo Aroucha saiu de Penedo, ainda adolescente, para fazer o curso técnico na Escola, em 1986. À época ele já era agricultor e resolveu fazer o curso para aprender novas técnicas e melhorar as condições de vida da sua família. Mas seus planos passariam por mudanças. “Foi lá que percebi que poderia ir mais longe, fazer faculdade e chegar ao doutorado”, pontuou.

Terminado o curso técnico, Anselmo emendou numa Licenciatura em Ciências Agrícolas (1994), outra graduação em Engenharia Agronômica (1997), fez um mestrado em Agronomia – Ciências do Solo (1998) e em seguida, um doutorado em Produção Vegetal (2002), percurso que o levaria a entrar na carreira docente, a partir de 2004, quando começou a atuar como professor efetivo da Escola Agrotécnica Federal de Santa Inês (BA), atualmente Instituto Federal Baiano.Ao fundo, o professor Anselmo Aroucha, por duas vezes pôde dirigir o Campus em que iniciou sua formação.jpeg

O seu retorno para o Ifal se deu em 2005, quando pediu redistribuição para o Campus Satuba e a partir daí ele iria colaborar com o Instituto de diversas maneiras.

Em sala de aula, Anselmo foi responsável por duas disciplinas no Curso de Tecnologia em Laticínios e outras cinco no Curso Técnico em Agropecuária, ao tempo em que vem orientando projetos de pesquisas. Nesse período, ele ainda presidiu a comissão organizadora da Semana Agrotecnológica, entre 2009-2011, e em 2011 participou das comissões que organizou as comemorações dos 100 anos do Campus Satuba.

Toda essa trajetória viria culminar com sua eleição, em 2012 e 2014, para o cargo de Diretor-Geral. “Como profissional, fui acolhido para exercer uma carreira da qual me orgulho, pois, atuar no universo educacional, contribuindo para a transformação de vidas é uma missão que escolhi como filosofia de vida. Sinto-me um homem realizado, faço o que gosto, onde sonhei trabalhar e tenho uma família que é fonte de energia e inspiração”, relata.

Docência e consciência social

Mais de uma década depois, 2000, seria a vez da maceioense Tâmara Lúcia dos Santos iniciar seus estudos na unidade. Ela tinha apenas 14 anos, quando percebeu sua tendência para a área das agrárias. Mesmo sem saber qual profissão seguiria, eu me encontrei nas disciplinas ligadas à produção animal e às atividades da agroindústria”, recorda. 

Tâmara explica que, em sua época de aluna, o curso técnico também tinha a habilitação em Agroindústria e foi essa perspectiva da zootecnia, produção animal e agroindústria que ela escolheu para se especializar. A docente fez seu estágio em Caprinocultura Leiteira e depois cursou Zootecnia (2006), mestrado em Ciência Animal (2009) e doutorado em Zootecnia - Produção Animal (2012). No mesmo ano em que terminou o doutorado, ela ingressou como professora de ensino profissional e tecnológico, no Instituto Federal do Maranhão.À direita do Anselmo, Tâmara Lúcia desenvolve pesquisas em sua área de fomação e participa de atividades de inclusão dos alunos para questões étnico-raciais.jpg

Em 2015 surgiu a oportunidade de sua redistribuição para o Campus Satuba, onde está atuando nas áreas ligadas à questão animal e lecionando nos cursos de Agropecuária, Agroindústria e no superior em Tecnologia de Laticínios. 

A escola me deu esse aparato todo para que pudesse compreender a minha função e a minha missão profissional, dentro das ciências agrárias”, analisa.

Na unidade, além da atividade docente, Tâmara se dedica à questão da conscientização social, pensando em formas de inserir no campus a discussão sobre diversidade étnico-racial.  Para a servidora, que atualmente é coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi), a instituição precisa dar o apoio aos jovens, auxiliando na tomada de consciência e no empoderamento deles, além de cumprir a legislação, que preconiza a inclusão da temática nos currículos da educação básica. “Na época em que fui aluna essa discussão não existia e todos sabemos das dificuldades enfrentadas cotidianamente por nossos alunos e alunas”, argumentou.

Duas décadas de espera

Passariam quase duas décadas para que o professor do Campus Santana do Ipanema, Marcílio de Souza Barbosa, pudesse voltar à instituição onde teve os primeiros contatos com a Agropecuária. Em 1998, ele saiu de Junqueiro para cursar o técnico em Satuba e vinte anos depois foi aprovado para o concurso do Ifal.

O servidor disse que aguardou cerca de dois anos, quando foi finalmente empossado para o Campus Piranhas, em 2008. Como a unidade é sede do curso técnico de Agroecologia e do bacharelado em Engenharia Agroeconômica, foram nestes dois cursos que ele pôde levar para a sala de aula o arcabouço obtido em sua formação.

Depois de um ano atuando no Campus Piranhas,  Marcílio de Souza é docente no Campus Santana do Ipanema.jpegMarcílio trouxe para o Ifal, em seu currículo, uma graduação em Agronomia, além de ter participado programas de mestrado em Produção Vegetal e doutorado Proteção de Plantas e Agronomia, respectivamente. Mas o docente lembra que toda a sua base foi feita quando ainda era aluno de técnico em Agropecuária, na Escola Agrotécnica, entre 1998 e 2001.

Nessa época, a gente não tinha atividades que existem hoje, de pesquisa e extensão. O que eu posso dizer a você é que tudo que a gente fazia era colocando a mão na massa. E muitas dessas práticas executadas, os princípios básicos, na época, até hoje eu levo para sala de aula”, pontuou o professor.

O docente ainda ressaltou que estudar na Agrotécnica já era motivo de orgulho, na época em que fez o técnico. Ele lembra que só ingressou na instituição porque a escola em que estudava tinha um convênio com a instituição de Satuba, por isso, quando terminou o primeiro grau, atual ensino fundamental, passou a ser fazer parte da instituição que mudaria sua visão de mundo.

Na época, para a sociedade, já era um auge profissional estar formado como técnico agropecuário, é como você já tivesse feito uma universidade, porque ela abria oportunidades de emprego, para atuar na indústria canavieira. Mas quando a gente entrava na unidade, os professores mostravam que ali era pouco, porque eles comentavam sobre o mestrado e os programas de pesquisa”, recorda.Marcílio de Souza foi interno do Campus Satuba, quando era aluno do curso técnico.jpeg

Também foi nesse período que ele passou a participar de um grupo de estudos, em que se preparou para adentrar no curso de Agronomia. Faziam parte do mesmo grupo outros estudantes que viriam a ser futuros servidores do Ifal, como o docente do Campus Maceió, Antônio Albuquerque e o técnico do Campus Satuba, Diogo Barros.

Quando lembra daquele período, Marcílio diz que a Escola Agrotécnica era um ambiente que proporcionava muita prática, mas hoje, com o Ifal, o aluno pode atuar com pesquisa, ligando teoria, com a prática e extensão. “Hoje a formação trouxe essa evolução do pensamento, com uma atividade mais integrada”.

Conheça outras histórias como essa, acompanhando a série “2ª Casa”.

registrado em: ,