Notícias
Professora do Ifal Palmeira conclui capacitação na Finlândia com defesa de projeto
A docente Sheyla Marques, do campus Palmeira dos Índios no Instituto Federal de Alagoas (Ifal), recebeu certificado de especialista em ferramentas e novas metodologias em Educação após defesa do projeto “Aplicação do PBL na disciplina de materiais de construção do curso de Engenharia Civil do Ifal Palmeira dos Índios”. A defesa fez parte da conclusão do programa Professores para o Futuro, realizada na Finlândia de fevereiro a julho deste ano.
Além da pesquisa desenvolvida pela docente na fabricação do tijolo a partir do resíduo da construção, o foco do programa também foi a formação do professor na perspectiva do Ensino baseado no PBL (Problem Based Learning). “Nesse método finlandês, o aluno, no lugar do professor, passa a ser o centro da aprendizagem, as aulas são mais dinâmicas e motivadoras para os estudantes”, detalhou Sheyla. Segundo ela, foi no momento em que o PBL foi aplicado nas suas aulas, quando retornou ao Brasil, que surgiu a concretização do projeto, defendido na última quarta (10), no Instituto Federal da Paraíba (IFPB), durante a Semana de Pesquisa da instituição.
Na oportunidade, foi feita exposição dos resultados obtidos a partir da aplicação das ferramentas e metodologias aprendidas na capacitação no exterior. “Eu apliquei esses conhecimentos e tive excelente retorno dos alunos, percebi que eles ficaram bem mais motivados com as aulas”, disse a professora. A diplomação ocorreu na quinta-feira, dia 11.
Ela explica que a missão de cada um dos 18 professores que estiveram na Finlândia é disseminar os conhecimentos e aplicar no Brasil. A meta agora é repassar os conhecimentos que adquiriu na Finlândia para os colegas por meio de cursos abordando os conteúdos sobre ferramentas e novas metodologias de Ensino.