Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Professora do Ifal é a nova presidente do Conselho de Políticas Culturais de Maceió

Geral

Fátima Menezes foi eleita para o biênio 2015/2017

publicado: 20/05/2015 10h36, última modificação: 20/05/2015 10h41

A professora do Câmpus Maceió do Ifal e maestrina Fátima Menezes é a nova presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC) de Maceió. Ela foi eleita para o biênio 2015/2017 e, além de presidir o Conselho, é representante titular do segmento cultural Música.

Elo entre o poder público e os diversos segmentos culturais, o CMPC é uma entidade de assessoramento, controle social e deliberação coletiva. A entidade trabalha em parceria com a Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac), atuando de forma consultiva no planejamento setorial e orçamentário, propondo a formulação de políticas públicas para a promoção e articulação da cultura local. Dentre outras atividades, o Conselho atua na promoção de debates entre o Governo Municipal e a sociedade civil organizada para o desenvolvimento e o fomento de atividades culturais.

Na primeira reunião, Fátima Menezes reforçou a defesa por uma postura de diálogo entre todos os segmentos culturais representados no CMPC.

Trajetória de Fátima Menezes

Regente do Coretfal desde a década de 80 – coro criado em 1975 pela maestrina Maria Augusta Monteiro Menezes com o objetivo de difundir a cultura musical no universo das Escolas Técnicas, Fátima Menezes tem toda uma vida ligada à música. À frente do grupo, desenvolve um trabalho pioneiro em Alagoas, na opção prioritária pela música popular brasileira e pelo folclore nordestino, procurando difundi-los e valorizá-los em toda sua riqueza rítmica e melódica.

Atualmente, o coro é formado por 40 componentes, entre alunos do Ifal e pessoas da comunidade externa. Faz parte das ações de extensão do Ifal Maceió e em 2005 se tornou Ponto de Cultura, de acordo com parâmetros de certificação definidos pelo Ministério da Cultura.

Menezes é reconhecida por inaugurar um novo momento no canto coral alagoano, nordestino e brasileiro com a criação de espetáculos que unem música, teatro, dança e outras linguagens artísticas e tecnológicas. Durante as apresentações, inseriu painéis do folclore e da MPB transformando-as em espetáculos lítero-musicais temáticos, a exemplo de “Canto por Todos os Cantos”, “Ecos Brasil 500 anos”, “Retrato Cantado do São Francisco” e “Baião de dois”, este último montado em homenagem aos 100 anos de Luiz Gonzaga.

As coreografias adotadas pelo Coretfal são inspiradas nos folguedos alagoanos e nordestinos e o figurino é elaborado com peças do artesanato local, destacando-se o Filé, renda alagoana que se popularizou pelo Brasil e pelo mundo.

O grupo tem levado a música coral alagoana a diversos estados brasileiros e também para o exterior, em excursões pela América Latina e Europa onde conquistou prêmios nas categorias Música Popular e Música Folclórica.

O Coretfal é responsável por montar e protagonizar a primeira ópera realizada em Alagoas, “A Flauta Mágica de Mozart, na celebração dos 250 anos do compositor. Tem dois CD´s gravados (Canto por todos os cantos e Cantando o Natal).

Em 2015, dedica-se às atividades de celebração de seus 40 anos, o que inclui a construção e apresentação de um espetáculo temático e a produção e lançamento de um DVD.

Com informações da Fundação Municipal de Ação Cultural de Maceió (FMAC)

registrado em: ,