Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Professora do Ifal integra Fórum Nacional de coordenadores do Sistema UAB

Professora do Ifal integra Fórum Nacional de coordenadores do Sistema UAB

publicado: 24/07/2015 09h21, última modificação: 24/07/2015 12h08

O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) passou a integrar uma das cadeiras do Fórum Nacional de Coordenadores do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), sendo representado pela professora Eronilma Barbosa que se tornou vice-presidente junto com Maria Aparecida Crissi Knuppel da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro). Na presidência do fórum foi aclamada Nara Maria Pimentel, professora da Faculdade de Educação e diretora de Ensino de Graduação a Distância da Universidade de Brasília (UnB).

Elas serão representantes dos educadores e gestores de um sistema que está se ampliando e interiorizando a oferta de cursos, especialização, licenciatura, bacharelados e cursos tecnológicos a distância.

Entre as prioridades elencadas pelas representantes do fórum estão o fortalecimento dos profissionais da educação básica no ensino de qualidade e a inserção do sistema UAB na agenda política do governo, visando fortalecer o valor social e político das relações entre o MEC, as instituições de ensino superior, os municípios, os estados e Distrito Federal.

UAB
Criada em 2005, o sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) é um sistema integrado por universidades públicas que oferece cursos de nível superior para camadas da população que têm dificuldade de acesso à formação universitária, por meio do uso da metodologia da educação a distância. O público em geral é atendido, mas os professores que atuam na educação básica têm prioridade de formação, seguidos dos dirigentes, gestores e trabalhadores em educação básica dos estados, municípios e do Distrito Federal. Hoje, o Sistema é coordenado pela Diretoria de Educação a Distância (DED) da Capes.

A educação a distância do Ifal está presente nos municípios alagoanos de Arapiraca, Maceió, Palmeira dos Índios, Penedo, Santana do Ipanema, São José da Laje  e nas cidades baianas de Mata de São João, Ilhéus e Vitória da Conquista. Os cursos superiores ofertados são de Administração Pública, Ciências Biológicas, Hotelaria,Letras Português, além de um curso de pós-graduação em  lato sensu em Gestão Municipal.

registrado em: