Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Professora do Campus Maceió dá minicurso para estudantes e profissionais de seis estados

publicado: 09/09/2016 23h07, última modificação: 09/09/2016 23h07

A programação de minicursos do Congresso Brasileiro de Extensão Universitária (CBEU), ocorrido em Ouro Preto/MG, de 7 a 9 de setembro, contou com um nome de referência representando o Instituto Federal de Alagoas  Ifal. A professora de psicologia do Campus Maceió, Nádia Silveira, ofertou a congressistas, na última quinta-feira (8), uma capacitação sobre jogos e dinâmicas estimuladores de inteligências em sala de aula.

Com carga horária de 4 horas, a vivência ocorreu no Campus Morro do Cruzeiro, da Universidade Federal de Ouro Preto, e reuniu estudantes e profissionais da área docente dos estados de Minas Gerais, Bahia, Espírito Santo, Maranhão, São Paulo e Goiás.

Além de falar das múltiplas inteligências, Nádia Silveira explicou como os jogos podem explorar os aspectos da lógica e assim facilitar a elaboração de estratégias. "São ferramentas que divertem, promovem a interação e auxiliam o processo de ensino-aprendizagem", afirmou.

Segundo a psicóloga, é possível fazer uso desses instrumentos em sala de aula nas mais diversas disciplinas. "Se os estudantes são desestimulados, isso vai afetar a vida deles de alguma forma. Precisamos ter esse entendimento, porque não são apenas os grandes recursos, como laboratórios, equipamentos tecnológicos, capazes de fazer a diferença", concluiu.

Os conteúdos do minicurso ofertado no 7º CBEU por Nádia Silveira são resultado de suas pesquisas acadêmicas sobre uso de jogos no contexto da escola pública, que também geraram o livro "Jogos e dinâmicas estimuladoras de inteligências: uma metodologia de sala de aula", além de capacitações dirigidas a professores da rede pública em Alagoas.

registrado em: , ,