Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Professor e aluno do câmpus Arapiraca apresentam trabalho na Espanha

Professor e aluno do câmpus Arapiraca apresentam trabalho na Espanha

publicado: 15/07/2015 15h27, última modificação: 15/07/2015 15h27

O docente de Física José Leandro de Costa Gomes e o discente do curso de Eletroeletrônica Acássio Morais Silva, ambos do câmpus Arapiraca, apresentaram trabalho científico no XXII Congresso Internacional de Educação e Aprendizagem, realizado entre os dias 08 e 11 de julho, em Madrid-Espanha. Sob o título “Ensino de Física por pesquisa e prática: metodologia alternativa para o ensino médio”, o trabalho trouxe o relato das atividades acadêmicas desenvolvidas pelo docente e a visão dos educandos sobre as práticas.

O professor explica que o ensino de Física tem sido criticado nas últimas décadas por não recorrer a novas formas de ensino que acompanhem as novas demandas da sociedade, considerando o perfil do discente das atuais gerações. O trabalho que ele vem desenvolvendo procura abordar o conteúdo da disciplina de maneira diferente. “Todo bimestre são propostas construções abertas de experimentos com os discentes em grupos. A aula expositiva ocorre, mas traz forte abordagem do desenvolvimento histórico dos conceitos da Física e as relações sociais a que foram submetidos e que influenciaram. Por consequência, os entrelaces da Física com as outras áreas do conhecimento aparecem de forma natural e são também exploradas", relata José Leandro.

Para o discente, o aprendizado de algo só se torna conhecimento quando o que se está aprendendo faz sentido para o aluno. “Antes eu só aplicava as equações que eram apresentadas para mim na escola estadual apenas para obter resultados numéricos, mas quando entrei no Ifal eu me deparei com um experimento que me fez enxergar a praticidade da física, ou seja, o sentido dela dentro do cotidiano e, a partir deste experimento, comecei a aprender a física como realmente ela se apresenta”, opinou Acássio Morais.

registrado em: ,