Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Professor do Ifal Palmeira tem artigo aprovado para publicação em periódico internacional
conteúdo

Notícias

Professor do Ifal Palmeira tem artigo aprovado para publicação em periódico internacional

por Monique de Sá publicado: 28/01/2020 11h42, última modificação: 07/02/2020 20h32

O reaproveitamento de embalagens de cimento Portland, através de pesquisas, trouxe para o professor do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), campus Palmeira dos Índios, Ricardo Calheiros, a aprovação de um artigo para publicação no periódico internacional: “Journal of Solid Waste Technology and Management”, que tem como foco a gestão de resíduos sólidos, trazendo publicações trimestrais e por meio digital pela “Widener University School of Engineering”, de Annapolis, Estados Unidos.

Ricardo.jpegO trabalho que tem como título em português:Reaproveitamento da embalagem de cimento Portland na produção de vergas pré-moldadas para alvenaria não-estrutural” traz o estudo com vergas pré-fabricadas, pequenas vigas que servem para oferecer estabilidade de vãos de portas e de janelas. As embalagens do cimento Portland (um dos insumos mais consumidos no mundo) são utilizadas como parte da estrutura das vergas e na composição da dosagem, reduzindo o consumo do concreto e sugerindo uma produção mais limpa com a utilização dessas embalagens.

O docente explica a importância socioambiental desta ação: “As embalagens contaminadas pelo cimento não são recicláveis e ainda não há forma consagrada para o seu reaproveitamento. A incineração, que é o tratamento correto da mesma, é uma destinação de alto custo e causadora de vários impactos ambientais. Desde 2016, o campus Palmeira dos Índios desenvolve pesquisas com o reaproveitamento destas embalagens”, diz.

Pesquisa2.jpgComo resultado da pesquisa, tem-se a fabricação dessas vergas que foram submetidas a ensaios laboratoriais e trazendo resultados satisfatórios em seu reaproveitamento. “As vergas ficaram mais leves em comparação com as tradicionais, consumindo cerca de 20% a menos de concreto ao utilizar duas embalagens para cada verga. Uma empresa localizada em Marechal Deodoro -AL, por exemplo, cobra cerca de R$ 6 mil para incinerar 1m³ de embalagens contaminadas”, acrescenta Ricardo.

O trabalho do professor é fruto também de sua pesquisa para o mestrado na Universidade Federal da Bahia (UFBA), concluído em 2018. Lá o docente utilizou a máquina para ensaios e validação dos resultados. “Houve, além disso, no Ifal Palmeira, um estudo na composição do concreto, em que parte das embalagens foram processadas e utilizadas como pó, substituindo parte da areia”.

A notícia sobre a publicação em um periódico de renome como a “Solid Waste” foi recebida com bastante alegria por Ricardo, já que se trata de uma revista que publicou trabalhos de instituições de ensino brasileiras como a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade de Campinas (Unicamp). “O campus Palmeira dos Índios é a nova instituição que fará parte das páginas da revista, contribuindo com a inovação tecnológica e com os propósitos dos Institutos Federais, ao abordar esta problemática com este tipo de resíduo e sua forma inovadora para reaproveitamento”, conclui Ricardo.

registrado em: